As várias faces da independência do Brasil relatadas em livro

Muito se falou, muito se discutiu e se escreveu sobre a Independência do Brasil. Já estava mais do que na hora de mostrar que o evento não se tratou de um ato isolado, representado por um único grito às margens do rio Ipiranga. O fato é que a Independência não teve uma face só, mas várias, e em diferentes lugares do país. De Norte a Sul, em diversas províncias, a independência envolveu diferentes grupos sociais, com características próprias.

Com esta preocupação, os professores Bruno Leal e José Inácio Chaves estão lançando o livro As várias faces da independência do Brasil nessa sexta-feira (19), às 19h, na Livraria Circulares (CNL 113, Bloco A, Asa Norte). Segundo Bruno, o leitor verá, no livro, resistências diferentes à própria concepção de independência. Em vez de oferecer uma leitura única, a obra oferece uma visão de conjunto registrada por historiadores cuidadosos, que trabalharam com documentos, em regiões distintas do Brasil.

“Ele chega para problematizar o processo de independência no ano de seu bicentenário. Aborda as dimensões política, econômica, social e cultural. Discute a guerra de independência, a situação dos povos indígenas, a atuação dos povos pobres, libertos e escravizados no período. Um capítulo examina somente os usos políticos da independência pela ditadura militar.  Vamos de norte a sul, pensando as particularidades locais desse complexo processo. São oito capítulos, escritos por grandes nomes da historiografia brasileira”, explica Bruno.

Uma parte do livro pode ser lida gratuitamente clicando aqui.

 

Serviço:

Livro: As várias faces da independência do Brasil

Dia do lançamento: Sexta-feira (19)

Local: Livraria Circulares (CNL 113, Bloco A, Asa Norte)

Horário: 19h