Artigo sobre o 25 de julho repercute na mídia

Escrito pela coordenadora da secretaria de assuntos de raça e sexualidade do Sinpro, Márcia Gilda, o artigo “Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, uma data fundamentalfoi publicado nesta segunda-feira, dia da mulher negra latino-americana e caribenha, em diversos sites da mídia progressista, mais alinhada com uma agenda que visa a incluir e dar voz e visibilidade a setores da sociedade silenciados e relegados a segundo plano.

O artigo de Márcia foi publicado pela Revista Fórum e pelos jornais Brasil Popular e GGN, e também pode ser lido na íntegra aqui no site do Sinpro.

Em seu texto, Márcia lembra da referência da data a Tereza de Benguela, importante liderança quilombola que viveu no século XVIII no Mato Grosso, onde resistiu à escravização da comunidade negra e indígena. Também menciona que “No Brasil, somos 58 milhões de mulheres negras. Somos a base da pirâmide, somos aquelas que ocupam os postos de trabalho menos valorizados, mais precarizados e com os menores salários. Criamos os filhos e filhas das famílias brancas, cuidamos de suas casas, e tudo isso sem acesso aos direitos trabalhistas correspondentes.”

Parabéns a todas nós, mulheres negras latino-americanas e caribenhas!

MATÉRIA EM LIBRAS