3ª edição do projeto Festeja Arrozal comemora o “Amor pelo Brasil”
As festas populares são uma excelente oportunidade para engajar diversas atividades interdisciplinares e para ampliar o universo linguístico. Por isso que a Escola Classe Córrego do Arrozal, situada no Núcleo Rural Córrego do Arrozal, em Planaltina, não perde a oportunidade de usar essas festas e temas da tradição popular nos seus projetos acadêmicos. É o caso, por exemplo, do projeto Festeja Arrozal, realizado no dia 14 de setembro.
Este ano, a escola pôs em curso a terceira edição do Festeja Arrozal, que, com o tema “Brasilidades – Amor pelo Brasil”, envolveu toda a comunidade escolar em atividades criativas e engajadas. O evento contou com uma variedade de ritmos leves, batuques e harmonias que representaram a música brasileira em sua forma mais atual. A temática da Educação do Campo teve destaque nas apresentações.
“É um orgulho ver a cultura do campo ganhar vida no palco. Nossa Escola Classe Córrego do Arrozal se transformou em um verdadeiro palco de cultura e alegria. Cada detalhe da nossa festa cultural contou uma história e mergulhou na riqueza das tradições do nosso País, onde a brasilidade foi reverenciada. O olhar das crianças, cheios de curiosidade e alegria, é o coração pulsante dessa celebração cultural”, afirma Meireane Gonzaga Silva Teixeira, professora de Educação Básica e vice-diretora da escola.
Na opinião dela, a escola desempenha um papel crucial na valorização das tradições. “As tradições são importantes para execução de vários projetos acadêmicos porque trazem uma rica temática, que permite a exploração de diversos tipos de linguagens, o resgate de brincadeiras, a culinária e as memórias do território”.
Festa do Arrozal – Um PPP em território campesino
O Projeto Festeja Arrozal, segundo Meireane, é um evento leve, potente, colorido, afetivo e cultural. “Um projeto contemplado em nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), que nos conecta às nossas raízes e tradições. É um espaço de difusão e circulação de manifestações culturais, ampliando o repertório cultural das nossas crianças, do 1º ao 5º ano e da Educação Integral em Tempo Integral.
Na opinião da vice-diretora, essa festa é “uma verdadeira viagem pelos ritmos contagiantes da nossa cultura, unindo tradição e modernidade”. Este ano, além das danças tradicionais da nossa terra como expressão da cultura brasileira, foram realizadas brincadeiras populares, quitutes, comidas típicas e muita música, com um repertório que incluiu forró e muito mais. “Celebrar as raízes culturais e o talento das nossas crianças é a essência desse projeto, que contou com a participação ativa de toda a comunidade escolar, incluindo professores, equipe de coordenação, colaboradores e famílias”.
A professora considera fundamental analisar as características, necessidades e possibilidades da realidade da comunidade escolar, como a de uma escola do campo, e no caso, como a do Núcleo Rural Córrego do Arrozal. “Essa constatação reforça a importância da tessitura de projetos como o “Festeja Arrozal”, que visa a reconhecer os elementos educativos presentes no território campesino dos nossos estudantes”, finaliza.