Arraiá Cultural da Casa Ieda une festa junina ao acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica

Junho está chegando e com ele uma das festas populares mais amadas pelo brasileiro: a Festa Junina. E o que já é bom pode ficar ainda melhor com o Arraiá Cultural da Casa Ieda. Junto com a tradicional festa, o movimento social Olga Benário realiza a festa nesse sábado (04), às 16h, pedindo apoio à luta pela vida das mulheres vítimas de violência doméstica e pela organização da Casa de Referência da Mulher Ieda Santos Delgado. Os(as) convidados(as) terão comida típica, música boa e muita gente bonita e combativa em volta daquela fogueira que não pode faltar.

O Arraiá, que será realizado no CEDEP-Paranoá, contará com a presença de Martinha do Côco e várias outras atrações. A entrada será gratuita e o valor arrecadado através das barraquinhas vai para o financiamento da Casa Ieda.

Segundo a orientadora educacional aposentada Lúcia Santis, o objetivo é arrecadar fundos para montar a Casa Ieda Santos Delgado, casa de referência para mulheres vítimas de violência doméstica. “Temos observado que no atual governo a Casa da Mulher Brasileira, que era para ser um projeto de acolhimento, não teve seu funcionamento como foi previsto. O movimento Olga Benário identificou este problema e desde 2016 vem criando casas de referência pelo Brasil. Já temos dez casas”, comemora Lúcia, complementando que no momento que muitas mulheres ficam sabendo que existe um espaço de acolhimento, conseguem sair deste ambiente de violência mais rápido. “Nas casas tem um projeto de profissionalização das mulheres para colocação no mercado de trabalho e, sobretudo, além do acolhimento, uma politização no sentido de compreender o contexto político e a importância de, como trabalhadora, lutar para mudar este contexto de exploração do trabalhador”, ressalta.