Aprovados em concurso dão o sangue pela educação pública

Professores(as) e orientadores(as) educacionais aprovados(as) no último concurso do Magistério Público em vaga imediata e no cadastro reserva realizarão ato com doação de sangue dia 12 de dezembro (terça-feira). A ação, chamada pelo Sinpro-DF, marca a campanha “Convoca Já!”, e está agendada para 9h45, no Hemocentro (Setor Médico Hospitalar Norte, próximo ao HRAN).

“Vamos mostrar que estamos dando o sangue pela educação pública de qualidade. Já fomos aprovados e aprovadas no concurso. Estamos prontos e prontas para ir para as salas de aula e fazer uma educação pública de qualidade ”, afirma a diretora do Sinpro-DF Ana Bonina.

A sindicalista lembra que o governador Ibaneis Rocha anunciou a nomeação de alguns aprovados no concurso de 2022, mas que o quantitativo “é totalmente insuficiente”. “As 766 nomeações anunciadas por Ibaneis estão longe de cobrir o déficit de 9 mil professores na rede pública. E para orientadores, que também são deficitários nas escolas públicas, o anúncio foi da convocação de apenas 20 aprovados”, denuncia a diretora do Sinpro.

Segundo dados da Secretaria de Educação, atualmente, 70% dos professores(as) em regência estão em regime de contratação temporária. “Professores e professoras com contrato temporário são altamente qualificados, mas têm direitos precarizados. A gente quer professores e professoras com direitos plenos. Além disso, a alta rotatividade dos professores substitutos inviabiliza o acompanhamento do aprendizado dos estudantes e dificulta o planejamento das atividades escolares”, esclarece a diretora do Sinpro-DF Márcia Gilda.

Entre vagas imediatas e cadastro reserva do último concurso do Magistério Público do DF, foram aprovados 3.880 professores(as) e 100 orientadores(as) educacionais. O GDF chegou a assinar documento se comprometendo a nomear todo o quantitativo.

Pata o ato, o Sinpro

Orientações para doar sangue

O Hemocentro de Brasília apresenta algumas orientações para ser doador(a) de sangue. As principais são:

>> Ter entre 16 e 69 anos
>> Pesar mais de 51 quilos
>> Dormir pelo menos 6 horas, com qualidade, na noite anterior à doação
>> Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação
>> Não fumar 2 horas antes da doação
>> Estar bem alimentado(a) e nem hidratado(a)
>> Evitar alimentos gordurosos, como leite, frituras e massas
>> Estar com documento de identificação oficial com foto em mãos

Para dar qualidade ao atendimento, o Hemocentro de Brasília realiza agendamento para doação de sangue. A marcação pode ser feita pelo site https://www.hemocentro.df.gov.br/. Entretanto, a direção da fundação afirma que, caso o(a) doador(a) não consiga realizar o agendamento via internet, pode se dirigir diretamente ao Hemocentro das 7h15 às 18h, de segunda a sábado.

SAIBA MAIS EM https://www.hemocentro.df.gov.br/

Campanha Convoca Já

A Campanha Convoca Já! está nas ruas, nas escolas e na mídia. Para dar corpo à luta, o Sinpro espalhou outdoors em pontos estratégicos da cidade; vem fazendo visitas formativas nas escolas e com a publicação de vídeos sobre o tema na rede local de TV vídeo.

Saiba mais AQUI e veja vídeo sobre o tema AQUI

 

 

MATÉRIA EM LIBRAS