Aprovada militarização em mais uma escola do DF

Foi aprovada no último sábado (19/2), e de maneira bem controversa, a militarização do CEF04 de Planaltina. A escola, com aulas nos três turnos e que conta com cerca de 1.200 estudantes, tinha até então projetos de sucesso na promoção da criatividade e das melhores habilidades de seus estudantes, como salas de alta habilidade e participações em projetos de cultura, poesia, teatro.

Estiveram presentes à consulta “pública” membros da regional de ensino de Planaltina, a equipe gestora, um representante das forças armadas, professores, funcionários terceirizados, pais, estudantes e duas diretoras do Sinpro, que buscavam apresentar ao menos um contraponto ao debate a respeito da militarização. Cerca de 300 pessoas compareceram ao local, dos quais 285 aptos a votar.

 

O meu filho vai ser silenciado que nem ela?

O processo de “consulta pública” sobre a militarização das escolas é uma mera formalidade. Não há espaço para debate amplo e prévio, ou mesmo informações adequadas à comunidade escolar sobre o que, de fato, se trata a militarização da escola.

Durante sua exposição crítica à implantação da militarização do CEF04 de Planaltina, a diretora do Sinpro Consuelita Carvalho foi interrompida por um membro da mesa. Uma das mães chegou a perguntar “o meu filho será silenciado como está sendo silenciada a professora Consuelita”?

A votação aconteceu de forma acelerada. Funcionários terceirizados foram obrigados a votar.

 

Mais profissionais, menos militares

O CEF 04 de Planaltina tem projetos de sucesso, como salas de alta habilidade. Seus alunos são estimulados a participar de projetos de cultura, poesia, teatro.

“A Escola cívico-militar vem com a proposta de 20 militares para dentro da escola, e não 20 profissionais da educação”, lembra Consuelita. A diretora do Sinpro Carolina Moniz complementa: “Queremos mais laboratórios, mais quadras cobertas, mais profissionais de educação; o que a escola precisa é de investimento, esse projeto mascara a falta de investimento nas escolas públicas.

Com o CEF04 de Planaltina, sobe para 15 o número de escolas militarizadas no DF.

Este é mais um debate a ser abordado na Assembleia Geral da categoria, que ocorre amanhã, terça-feira, 22/02, às 9:30 da manhã, no estacionamento da Funarte (Atenção, mudou o local!). Todo mundo está convidado, e há ônibus de várias localidades saindo às 8 da manhã.