Aprovação no PAS – Estudantes de escolas públicas conquistam seu espaço na UnB

Estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal estão conquistando seu espaço nas grandes universidades públicas do Brasil e a Universidade de Brasília (UnB) faz parte desta conquista. No final de janeiro a UnB divulgou a lista dos 1.774 candidatos(as) aprovados(as) no Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2020/2022, grande parte deste número vinda de escolas públicas. Ao todo foram oferecidas 2.118 vagas distribuídas entre os câmpus Darcy Ribeiro, Planaltina, Gama e Ceilândia.

Mesmo diante de todas as dificuldades encontradas pelos(as) alunos, que vão desde os resquícios da pandemia da Covid-19 e da falta de investimentos na educação, professores(as), orientadores(as) educacionais e os(as) alunos(as) superaram todos os percalços e conquistaram números expressivos no processo de seleção para a entrada na Universidade de Brasília.

O Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia foi uma das escolas que engrossaram a lista de aprovados no PAS: ao todo, 24 alunos(as) conquistaram uma das vagas na UnB. Já no Centro de Ensino Médio 02 de Brazlândia, 13 estudantes conquistaram um lugar na Universidade de Brasília. Ricardo Vieira Cardoso, professor de Filosofia, ressalta que a aprovação de um aluno na UnB, uma das 10 melhores instituições brasileiras de ensino superior, já é motivo de muito orgulho para um professor e para toda a escola. Agora, quando a aprovação supera mais de uma dezena de alunos(as) a cada ano, a felicidade é muito maior. “Há sete anos seguidos o CEM 02 de Brazlândia alcança esta vitória, com a aprovação de dezenas de alunos no PAS. É uma conquista tanto dos alunos como de toda a comunidade de Brazlândia. Em 2016 foram 16 aprovados, número nunca antes alcançado. Daí em diante, todo ano esse número aumenta. No mínimo 30 alunos a cada ano são aprovados na UnB. Isso mostra que o ensino oferecido pela escola pública tem qualidade”, ressalta.

A diretoria do Sinpro parabeniza os(as) estudantes aprovados(as). “Quando os alunos da rede pública são aprovados em uma das melhores universidades públicas do Brasil, isso representa uma vitória não só para eles, mas para todos os professores e orientadores educacionais que participaram deste processo. São resultados como esses que provam o quão importante é ter investimento na educação pública e políticas voltadas para a inclusão de jovens da periferia nas universidades públicas. A vitória de cada um desses alunos é nossa vitória também”, comemora a diretora do Sinpro, Luciana Custódio.

Se a sua escola também aprovou estudantes na UnB, envie um e-mail para imprensa@sinprodf.org.br informando os números e vamos aumentar essa lista que nos enche de orgulho e esperança.

MATÉRIA EM LIBRAS