Após pressão, GDF retira de pauta projeto de venda de estatais

A mobilização coletiva dos trabalhadores do BRB, da CEB e da Caesb, com o forte apoio do Sindicato dos Bancários, do STIU e do Sindágua e da CUT foi decisiva para a retirada da pauta do Projeto de Lei 467/2015, que tramita na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A proposta autoriza a venda de ações das estatais do DF, abrindo caminho para privatização e precarização do trabalho.
Na tarde desta quarta-feira (24), após mais uma atividade dos sindicatos realizada nos corredores e na área externa da CLDF, o GDF informou que desistiu de trabalhar pela aprovação da proposta, amplamente condenada pelos trabalhadores, entre eles os bancários e a CUT.
Pressão total contra o PL467/2015
O Fórum em Defesa das Estatais do DF se reuniu, na segunda (22), com os deputados distritais Wasny de Roure (PT) e Chico Vigilante (PT), na Câmara Legislativa do DF, para buscar apoio dos demais parlamentares para impedir a votação do PL 467/2015. O projeto autoriza o GDF a alienar ações de todas as estatais do DF, incluindo o BRB, a CEB e a Caesb.
Os dois parlamentares apresentaram uma proposta de ofício ao governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), solicitando a retirada do projeto daquela Casa, contendo o nome de todos os 24 parlamentares.
Seguindo a estratégia de luta definida na segunda (22), os bancários e os trabalhadores da CEB e da Caesb realizaram, nesta quarta (24), nova mobilização na Câmara com objetivo de pressionar os parlamentares a assinarem o ofício durante a sessão no plenário.
“Valeu a luta e esforço de todos os trabalhadores. Apesar da vitória conquistada nesta quarta, continuaremos vigilantes e acompanhando de perto, pois, diante do conteúdo da proposta (PL 467/2015), da forma como o GDF colocou o projeto de lei e da sua exposição de motivos, não podemos descartar uma nova tentativa por parte do Executivo”, afirmou Andre Nepomuceno, ao lembrar a importante atuação dos delegados sindicais do BRB.