Após nova reunião sem solução, terceirizados do GDF seguem em greve

A reunião realizada no final do expediente dessa segunda feira (19), no Palácio do Buriti, na Secretaria de Relações Institucionais e Sociais para tratar da solução para o pagamento de atrasados dos trabalhadores terceirizados, que estão em greve por isso, resultou na marcação de nova reunião para esta quarta (21). O encontro de segunda já era desdobramento de reunião realizada na quinta feira (15) passada, que não conseguiu resolver a dramática situação em que se encontram trabalhadores terceirizados em serviços de limpeza, conservação, manutenção, merendas e apoio geral na rede pública de ensino, hospitais, postos de saúde e demais órgãos do GDF.
Os diretores do Sindiserviços-DF, sindicato que representa a categoria, cobraram com veemência dos representantes das Secretarias da Educação, Saúde, Planejamento e dos patrões das empresas prestadoras de serviços maior responsabilidade para evitar os constantes atrasos com os direitos trabalhistas – incluindo o retroativo do reajuste salarial devido desde janeiro. Os trabalhadores terceirizados chegam ao 15° dia do mês com salários, tíquetes e auxílio transportes atrasados. São cerca de 40 mil pais e mães de famílias que ganham, em média, R$ 922,00 de salário e R$ 504,00 de tíquete alimentação, que não estão podendo honrar seus compromissos e se manter.
A presidente do Sindiserviços-DF, Maria Isabel Caetano dos Reis, e os diretores Antônio de Pádua e Selene Siman protestaram com a resposta do GDF que só informa não dispor de recursos e que pretende apresentar uma planilha com possibilidades de atualização do pagamento dos contratos das empresas.
Os dirigentes também protestaram contra os empresários pois os patrões não podem utilizar os riscos contratuais com o GDF para prejudicar seus empregados.
Fonte: Sindiserviços