Após luta das pessoas com deficiência, GDF disponibiliza vacinação para deficientes sem BPC

Depois de muita luta do Sinpro-DF, de outras categorias profissionais e dos movimentos sociais que atuam no Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (Coddede-DF), o Governo do Distrito Federal (GDF), liberou, na manhã terça-feira (1º), a vacinação das Pessoas com Deficiência (PCD) que não recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“Sobre o governo ter criado esse dispositivo para vacinação apenas para as pessoas com deficiência que recebem BPC, nós, do Sinpro, fizemos várias críticas. Questionamos essa forma de excluir as pessoas. E isso mudou graças à atuação do Coddede-DF e da nossa participação nas várias reuniões com a Comissão da Vacina. No último encontro, a Secretaria de Saúde ficou de analisar e de retirar esse critério do BPC, que é um critério de renda e que impediu as pessoas com deficiência de acessarem o direito à vacinação”, informa Carlos Maciel, diretor do Sinpro-DF.

Cadastramento começa nesta terça, mas agendamento será feito depois

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) abriu o cadastramento para pessoas com deficiência que não recebem o BPC. A partir desta terça (1º/6), as pessoas com deficiência da capital do País devem se cadastrar para a vacinação contra a Covid-19. Ou seja, primeiramente, devem fazer o cadastro no site http://vacina.saude.df.gov.br/, que é obrigatório para, depois, agendar a imunização.

A SES-DF informa que a vacina deverá ser disponibilizada na semana que vem. No entanto, a data do início dos atendimentos e o número de vagas ainda não foram confirmados pela Pasta. A imunização é voltada para pessoas com deficiência com mais de 18 anos que não recebem BPC. “Ainda tem um probleminha que a gente precisa resolver: a SES precisa colocar no site uma terceira categoria destinada a pessoas com deficiência e retirá-las do grupo da comorbidade porque a deficiência não é doença. Contudo, por enquanto, já está disponível a modalidade de vacinação para deficientes sem BPC na categoria de comorbidades”, explica o diretor.

“As pessoas com deficiência deveriam ter sido priorizadas desde o início da vacinação. Isso está garantido no artigo 9, da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), e no artigo 11, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da Organização das Nações Unidas (ONU). O critério a ser utilizado, assim como nos demais grupos de vacinação, deveria ter sido o de recorte epidemiológico e não o de renda, como este do BPC, que viola a proteção à vida. Alguns estados começaram a vacinação desse segmento social bem antes. A exemplo do Estado do Piauí, em Teresina; Campo Grande, em Mato Grosso do Sul; e, Goiás, com várias cidades do Entorno do Distrito Federal, como Luziânia e Planaltina Goiás”, finaliza Maciel.

O cadastramento das pessoas com deficiência sem inscrição no BPC deve ser feito da seguinte forma:

1. Acesse o site: https://vacina.saude.df.gov.br/;
2. Clique na opção “Cadastrar Comorbidade”;
3. Preencha os dados pessoais, como: Nome Completo, CPF, Data de Nascimento, Altura, Peso, Telefone, e-mail, CEP e – ATENÇÃO:
Em comorbidades, marque a opção “pessoa com deficiência SEM a inscrição no BPC”
4. Após, clique em salvar.

Observação 1: será gerado um código de confirmação, ele é a chave de localização do seu cadastro.
Observação 2: O agendamento será realizado, conforme a disponibilidade de doses