Apontamentos equivocados do MPDFT sobre o início do ano letivo marcam entrevista à Rádio CBN

A Rádio CBN realizou, durante a manhã desta quarta-feira (03), uma entrevista com representantes do Sinpro, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e da Secretaria de Educação do DF para abordar o início do ano letivo da rede pública de ensino. Durante sua fala a representante do MPDFT apontou algumas recomendações para evitar a ausência de professores em sala de aula e enfatizou que os estudantes são penalizados com estas ausências. Para a representante do Ministério Público, boa parte destas ausências é motivada por problemas de saúde de professores que precisam se ausentar da sala de aula, da incapacidade da Secretaria de Educação do DF de colocar professores substitutos no lugar e pelas paralizações da categoria.
Mais uma vez o Ministério Público responsabiliza a falta de professores da rede aos próprios professores, como se a categoria tivesse a responsabilidade de fazer nomeações de novos educadores. O comportamento do MPDFT é totalmente divergente dos ministérios públicos de outros estados, tendo em vista que em outras regiões do País o órgão tem uma visão global da educação, buscando a qualidade de ensino e responsabilizando os governos pela má gestão dos recursos que devem chegar na educação (construção de escolas e contratações de mais profissionais).
O diretor do Sinpro Washington Dourado discordou das recomendações do MPDFT e expôs o comportamento recorrente do órgão, cuja preocupação nem sempre expressa a forma mais correta de solucionar os problemas da educação pública no DF. “Vemos estas recomendações do Ministério Público do DF com muito ceticismo. Primeiro porque nunca vimos o MPDFT exigir um levantamento para saber se o número de professores da ativa é suficiente para atender a demanda. Também nunca vimos um estudo solicitado pelo órgão para ver as razões de tanto adoecimento na categoria, fora que não vemos a presença do MP no dia-a-dia das salas de aula para ver as condições de trabalho da categoria. Fazem uma recomendação contraditória. Determinam que coordenadores e supervisões saiam destas atividades de coordenação pedagógica para assumir as salas de aula na ausência de professores, mas ao mesmo tempo pedem para disponibilizar os planos de aula com antecedência mínima de um mês para o caso de ausência. A verdade é que faltam professores para dar conta de toda a demanda da rede”, afirma.
Ao final da entrevista a Rádio toma partido pedindo desculpas ao MPDFT e à SEE pelo debate com o Sinpro sem um aviso com certa antecedência e para completar, a CBN não permite ao diretor do Sinpro a réplica como os demais entrevistados tiveram.
É bom lembrar que a CBN pertence ao grupo Globo, que já possui este comportamento em outros canais de comunicação, tentando colocar os professores como vilões das mazelas de governos incompetentes.
Confira a entrevista.