Sinpro declara apoio à preservação do teatro e do legado de Dulcina de Moraes

A diretoria do Sinpro vem, por meio desta nota, manifestar seu apoio à Fundação Brasileira de Teatro na tarefa de preservação dos bens culturais materiais e imateriais representados e resguardados pelo Teatro Dulcina de Moraes. Este colegiado vê com preocupação o leilão do prédio e a consequente possibilidade de descaracterização do uso do espaço, que é um patrimônio cultural do DF e do Brasil.

O prédio em questão abriga o Teatro Dulcina de Moraes, a sala Conchita de Moraes, uma galeria de arte, a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e a sede da Fundação Brasileira de Teatro. Ele é também local de guarda dos acervos fotográfico, textual e cênico da atriz Dulcina de Moraes, considerada Grande Dama do teatro nacional e prestes a ter seu nome inscrito nos livros dos heróis e heroínas do Brasil.

Em situação financeiramente difícil por conta de dívidas, o prédio pode ser leiloado por decisão judicial. Para evitar esse, que seria um trágico desfecho para todas essas instituições ali sediadas, mas também para o teatro e a cultura brasileiros como um todo, o Sinpro apoia a iniciativa de arrecadação de recursos junto ao público voluntário, a fim de quitar as dívidas e salvar esse patrimônio.

Para contribuir para a suspensão do leilão, doe qualquer quantia para a vaquinha solidária para preservação da memória do teatro brasileiro e legado de Dulcina de Moraes. Os dados estão abaixo:

👉🏽META 600 mil
BRB Pessoa Jurídica: Wellington José L. de Abreu
Agência: 0252 C/C: 252012824-5
CNPJ: 17.420.149/0001-22
PIX: 17420149000122

MATÉRIA EM LIBRAS