Antônio Obá: Da sala de recursos da EC 54 de Taguatinga para o mundo

Uma vez, na longínqua década de 1990, a professora de artes da Escola Classe 54 de Taguatinga convidou a turma a escolher uma pintura famosa e fazer uma releitura da obra. O jovem Antônio, à época com 15 anos, filho de um entregador de gás e de uma cozinheira que vendia salgadinhos, escolheu a obra A Morte de Marat, de Jacques-Louis David. A professora ficou impressionada com o trabalho do rapaz, e o encaminhou à Sala de Recursos da escola, pois detectou nele altas habilidades para as artes.

A professora estava certa.

Na Sala de Recursos, o menino Antônio foi estimulado a desenvolver ainda mais suas habilidades. E tome de estímulos em forma de música, pinturas, esculturas.  

Fez licenciatura em Artes, na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, aqui em Brasília. Mudou de nome, e passou a se assinar Antonio Obá (que significa rei na língua Iorubá). Hoje, ele trabalha as relações de influência e contradições dentro da construção cultural do Brasil, dando margem a um ato de resistência e reflexão sobre a ideia de uma identidade nacional.

Antônio começou expondo em Brasília. Seus quadros foram parar no Centro Cultural Renato Russo, Sesi, Elefante Branco. De Brasília, foi para o MASP, MAM, Santander Cultural (em Porto Alegre). Finalmente, chegou a Moçambique, Nova Iorque, Montpellier, Paris, Cidade do Cabo, Bruxelas. Antônio se tornou um dos brasileiros mais conceituados do mundo das artes.

Ele também fez concurso para a SEEDF, e tornou-se professor de artes da mesma Escola Classe 54 de Taguatinga onde estudou na década de 1990, e atuou na mesma Sala de Recursos onde foi estimulado a se desenvolver.

A obra de Antônio Obá o tornou um dos artistas brasileiros mais valiosos do mundo. Os quadros de sua última exposição em Nova Iorque, que ocorreu no segundo semestre do ano passado, foram todos vendidos em uma semana.

Por não conseguir conciliar a carreira de professor com a de artista, teve que abrir mão do magistério.

Hoje, Antônio é cidadão do mundo.

E tudo começou na Sala de Recursos.