Animes e educação – tudo a ver

A palestra do professor David Leonardo Teixeira no Anime Summit foi bem empolgante. Entusiasta de videogames e animes, ele demonstrou a relação entre as histórias dos animes e lições de educação, relação professor-aluno e uma série de valores éticos e morais que o professor pode trabalhar em sala de aula com os alunos.

“Os animes, como um todo, são sempre recheados de muitos valores, como determinação, disciplina, superação, resiliência. A partir desses valores, cria-se um vínculo entre pessoas de diferentes pontos de vista. Além disso, os animes trazem uma relação muito honrosa e de solidariedade entre professores e estudantes, e o impacto disso na vida desses atores. Então, é importante trazer os animes para dentro dos nossos processos de ensino aprendizado e para as nossas relações”, explicou o professor ao site do Sinpro.

Durante a palestra no Anime Summit, ocorrido no Parque da Cidade de Brasília na última sexta-feira (27/5), o professor lembrou de como os animes valorizam as escolas e o aprendizado. Contou de um personagem cujo superpoder é a ciência: “o Dr Stone, de Fantástico anime, é um cientista, e usa os conhecimentos científicos para resolver os casos”, conta David.

Para o professor, um dos lemas do Anime “Hero Academia” é uma ode à relação professor-aluno. A expressão “plus ultra” é latina, e significa “vá além”. “É tudo o que um professor espera de seu aluno: que ele vá além, que ele se supere, dê o melhor de si e consiga vencer na vida”.

David Leonardo Teixeira é professor de Educação Física e um apaixonado por jogos eletrônicos. Há pelo menos meia década ele desenvolve projetos da modalidade para estudantes das escolas públicas do DF. O professor atua na rede pública de ensino desde 2013, em regime de contratação temporária, e desde 2014 como efetivo.