Alunos do CEF Drª Zilda Arns se destacam no Grand Slam de Taekwondo
Estudantes do Centro de Ensino Fundamental Drª Zilda Arns, do Paranoá, se destacaram no maior evento nacional de Taekwondo, organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD). Realizado entre os dias 6 e 10 de março, no Rio de Janeiro, o Grand Slam atrai os melhores atletas de suas categorias em todo o país, competindo por vagas na Seleção Brasileira Juvenil 2024.
Ana Júlia Borges Passos conquistou o 3º lugar na categoria juvenil de 15 a 17 anos, enquanto João Paulo dos Santos Gomes se classificou em 5º lugar em sua categoria. Os jovens são praticantes do esporte na Associação Esportiva Cosmo de Taekwondo (AECT), uma instituição sem fins lucrativos que mantém parceria com o CEF Drª Zilda Arns, que cede espaço para a prática do esporte. Desde meados de 2022, a AECT oferece aulas gratuitas para alunos da escola e membros da comunidade.
O professor e técnico dos atletas, Jean Cosmo Santos, ressalta que a prática esportiva não apenas fortaleceu a disciplina, responsabilidade e obediência dos estudantes, fruto dos valores do esporte, entre eles, a cortesia, a integridade, a perseverança e o autocontrole. “Desde que os meninos começaram a praticar Taekwondo, têm se dedicado tanto aos estudos quanto ao esporte. A prática esportiva não os atrapalha, pelo contrário, ela os ajuda a desenvolver disciplina e responsabilidade tanto em casa quanto nos estudos”, destacou ele, mencionando também os benefícios do apoio financeiro proporcionado pelo programa federal Bolsa Atleta, que auxilia os jovens atletas e suas famílias.
Antes de competirem no Grand Slam, Ana Júlia e João Paulo já haviam alcançado os principais títulos regionais do Centro-Oeste, o que lhes assegurou a participação neste evento de destaque. Ana Júlia, que neste ano deixou a escola, continua treinando na AECT e já havia se destacado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) de 2022, conquistando uma medalha de bronze e o apoio do programa federal Bolsa Atleta na faixa etária de 12 a 14 anos.