Alunos do CED 08 do Gama participam do Desafio Cientik

Estudantes do Centro Educacional 08 do Gama têm utilizado a realidade virtual para aprofundar ainda mais o conhecimento adquirido em sala de aula. Por meio do projeto Cientik, um canal de streaming utilizado para apoiar a educação pública no desenvolvimento das habilidades e competências do futuro, três alunos(as) e um professor de cada time disputam um jogo para ver quem são os novos mestres da impressão 3D. Além do troféu de campeã, a equipe vencedora levará para sua escola uma impressora 3D.

A realidade virtual permite a interação, possibilidades de aprendizagem diferenciadas e adaptação do ensino considerando as necessidades individuais dos estudantes. Com os recursos digitais, os(as) alunos(as) que possuem alguma dificuldade de acompanhar o aprendizado poderão sentir mais confiança. A ideia de um custo alto não pode ser considerado um desafio, já que é possível criar, por exemplo, óculos 3D com a turma e usufruir dos benefícios da realidade virtual no processo de aprendizagem.

A diretora do CED 08, Eufrázia de Souza Rosa, comenta que os alunos já produziram a cadelinha mascote da escola, Nina, e uma ponte que precisava suportar até 30kg. “O objetivo é aprender a trabalhar mais ainda com a tecnologia, inclusive desenvolvendo peças na impressora 3D. Eles praticam programação e colocam na prática”, ressalta a professora, complementando que um professor de robótica acompanha os estudantes em todos os trabalhos.