Estudantes do CED 08 do Gama conquistam altas notas na redação do Enem

Tem muita gente no CED 08 do Gama feliz com as notas da redação no Enem. Cerca de 20% dos e das estudantes o 3º ano da escola que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio conseguiram notas acima de 800. Na verdade, 23 alunas e 6 alunos (até o momento) obtiveram notas de destaque na redação, o que indica o excepcional trabalho realizado pela gestão escolar, que tem como diretor o professor Francisco Valdevino.

 

 

Quem também vibra com o sucesso das e dos jovens é a professora de redação Eufrazia Souza Rosa, que trabalhou com as turmas com afinco e lembra que os resultados que surgem agora vêm de um trabalho contínuo, e de todo mundo junto, resultado de uma educação laica, de qualidade socialmente referenciada.

“As turmas de 3º ano tiveram aulas de redação pelo menos duas vezes por semana. Trabalharam escritas sobre documentários, obras literárias, questões sociais. Fizeram redações programadas, provas de redação e redação cronometrada. Além disso, todas as disciplinas compartilham a nota de redação, que não fica presa a penas uma matéria”, explica a professora.

Os exercícios e provas com redações têm um efeito colateral: com tanto treinamento, o pessoal fica com mais segurança e confiança de fazer uma boa redação. Ponto para a melhora na autoestima dos jovens.

A professora lembra que a nota da redação do Enem é a que fica marcada para o resto da vida. “Não é só uma nota, é uma história de vida. É um aluno de periferia, a quem as pessoas não vão perguntar quanto tirou na nota das exatas no Enem, e sim quanto tirou na redação. E esse aluno, essa aluna, se orgulha de dizer que tirou 940, 960”, conta.

O CED 08 é uma escola do Setor Sul do Gama com excelentes índices no Ideb, e tem crescido junto com a comunidade. Também são atendidos vários estudantes do entorno, muitos com dificuldades de chegar à escola. “Com esse trabalho, mostramos aos nossos alunos que o lugar deles é na universidade pública”, afirma professora Eufrazia.