Almanaque do Teatro: livro lúdico para o Fundamental I

A professora Leôni Santos Dias, a Leônix, concluiu a elaboração do Almanaque do Teatro, que está disponível para download gratuito em sua página. Leônix é professora de teatro, atriz e dramaturga,

licenciada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), e professora de contrato temporário da SEEDF.

Trata-se de material didático lúdico, voltado para os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. “Percebi que os outros professores se reuniam pra escolher os livros que iam usar e nós, do teatro, não tínhamos sequer uma opção. Então, além de preparar as aulas, tinham que produzir meu próprio material, adequando também a linguagem para tornar acessível aos estudantes”, conta Leônix.

Por conta disso, Leônix resolveu descobrir por que esses materiais não estavam disponíveis. O resultado foi a pesquisa “A ausência de Material Didático Formal no Ensino de Teatro”, orientada pela Doutora Clarice Costa, da Escola de Artes Cênicas da UnB, que ouviu as sugestões de 15 professores e 146 estudantes de Teatro das Escolas Parques de Brasília.

Diagramado de forma leve, lúdica e divertida, com atividades e passatempos, o Almanaque do Teatro valoriza os saberes teatrais, a cultura local e pode ser um aliado do professor na sala de aula e oficinas.

O Almanaque chegará em breve às Escolas Parque em formato impresso.