Profissão Professor – Ainda há muito que conquistar

fabiano_200x200A trajetória de lutas dos professores e professoras do Distrito Federal resultou em uma série de conquistas para a categoria ao longo dos últimos anos. O novo Plano de Carreira do Magistério Público do DF (Lei nº 5105/13), que reestrutura as carreiras e oferece vários benefícios aos professores, entre eles reajuste salarial e a incorporação definitiva da Tidem, é apenas uma das vitórias alcançadas graças à garra desta categoria. Apesar disto, ainda há muito que conquistar. A opinião é compartilhada pelo professor Fabiano Gomes Félix, do CAIC Ayrton Senna de Samambaia. Para o educador, é preciso mais atenção com a qualidade de vida do profissional em educação e com a infraestrutura das escolas.
 
“Precisamos de escolas melhores, munidas de equipamentos, laboratórios, e de uma melhor infraestrutura para acomodar os alunos. Além disto, é necessária uma atenção especial com a qualidade de vida dos professores”, explica Fabiano Gomes. Segundo o educador, a falta de um plano de saúde é um dos maiores motivos para o aumento no número de licenças médicas. “Muitas doenças poderiam ser prevenidas se tivéssemos um plano de saúde. O governo deveria ter programas de qualidade de vida para o professor, mas infelizmente o que mais vemos são colegas doentes”.
 
A falta de reconhecimento por parte da sociedade e do Estado são fatores que fazem, segundo Fabiano, muitos profissionais da área de educação abandonarem o magistério. “Deveria ser criada uma faculdade distrital para incentivar até mesmo os alunos ao magistério. Outra conquista que temos pela frente é a isonomia salarial com outras carreiras de nível superior do DF, já que não temos compatibilidade salarial com outras áreas, e isto é muito ruim”, lamentou.
 
Para o futuro, a expectativa é que a categoria alcance as conquistas que ainda estão na pauta de reivindicação, a luta por mais qualidade no atendimento aos alunos e que a educação do Distrito Federal seja referencial para o país. “Plantamos uma sementinha que pode dar bons frutos no futuro e tudo isto começa com uma boa educação. Temos excelentes profissionais e o que espero para o futuro é que possamos manter a educação da capital federal de qualidade”, finalizou o professor do CAIC Ayrton Senna.
 
 
Nome: Fabiano Gomes Félix
Função: Professor
Série: 4º ano do Ensino Fundamental
Tempo de Magistério: 9 anos
Escola: CAIC Ayrton Senna de Samambaia
 
Ver mais…