Ações afirmativas no ensino superior da AL é tema de simpósio

Começa nesta segunda-feira (1º/8) o simpósio Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior da América Latina, realizado pela Universidade de Brasília (UnB). Aberto ao público, o evento, que terá formato híbrido, será realizado em seis sessões. A primeira, será a partir das 9h, no Auditório da Reitoria da UnB, com transmissão simultânea pelo Canal UnBTV no Youtube. Inscrições pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)

No dia 1º de agosto, primeiro dia do simpósio, serão discutidas: “A política de cotas raciais na UnB: o acesso de negros na universidade entre 2004 e 2012”; a “Inclusão racial no ensino superior “; e “Educação Superior e Intelectualidade: Povos Indígenas e Afrodescendentes do Equador”. Esses debates serão realizados das 9h às 12h30.

Ainda no primeiro dia do simpósio, das 14h às 17h, no mesmo local, serão discutidas: “Políticas afirmativas, universidade e povos indígenas”; “Políticas de Ações Afirmativas para indígenas no Brasil”; e “Ações afirmativas para indígenas na UnB”. Especialistas da Argentina, do Brasil, da Bolívia, da Colômbia, do Equador, do México e do Perú já confirmaram participação. Veja a programação completa, com as seis sessões do simpósio, no fim da matéria.

Lei de Cotas
As ações afirmativas têm como objetivo promover a inclusão socioeconômica de populações historicamente privadas de acesso a oportunidades, seja por questões étnicas, raciais, de gênero, religiosas. A Lei de Cotas é uma das ações mais revolucionárias no grupo das ações afirmativas para acesso ao ensino superior.

Estabelecida pela Lei nº 12.711 de 2012, a Lei de Cotas completa neste ano uma década, e se configura como uma das iniciativas mais combatidas por setores conservadores – e privilegiados. Quase 40 projetos sobre o tema tramitam na Câmara dos Deputados, muitos deles se posicionam contra o teor racial da reserva de vagas para grupos específicos nas universidades.

“A implementação de políticas afirmativas no ensino superior brasileiro se tornou referência no contexto latino-americano, embora Equador e Uruguai também possuam regulamentação nacional específica e universidades da Colômbia, México e Bolívia possuam experiências diferenciadas de implementação. Desse modo, o simpósio almeja suscitar contribuições para o aperfeiçoamento dessa política mediante debates presenciais e remotos”, diz a professora do CEAM/PPGECsA da UnB, Elizabeth Ruano Ibarra.

 

PROGRAMAÇÃO

1º de agosto – 1ª Sessão – atividade presencial

9h – 12h30

Local: Auditório da Reitoria da Universidade de Brasília / UnB (transmissão simultânea Canal UnBTV – Youtube)

• Mesa de Abertura: Magnífica Reitora da Universidade de Brasília, Professora Márcia Abrahão Moura

Presidenta da Comissão organizadora do simpósio, Professora doutora Elizabeth del Socorro Ruano Ibarra

Diretor do CEAM/UnB, Prof. Dr. Mário Lima Brasil

Coordenadora do PPGDH, professora doutora Elen Cristina Geraldes

Coordenadora do PPGDSCI professora doutora Maria De Fatima Rodrigues Makiuchi

• Política de cotas raciais na UnB: o acesso de negros na universidade entre 2004 e 2012 – Drª Catarina de Almeida Santos (Faculdade de Educação UnB, Brasil)

• Inclusão racial no ensino superior – Drª Márcia Regina de Lima Silva (USP, Brasil)

• Educación Superior e Interculturalidad: Pueblos Indígenas y Afrodescendientes de Ecuador – Dr. John Antón Sánchez (Instituto de Altos Estudios Nacionales, IAEN/Equador)

– Debatedora/moderadora – Ana Tereza Reis da Silva (Faculdade de Educação/UnB, Brasil)

1º de agosto – 2ª Sessão – atividade presencial

 

14h30 – 17h

Local: Auditório da Reitoria da Universidade de Brasília / UnB (transmissão simultânea Canal UnBTV – Youtube)

• Políticas afirmativas, universidade e povos indígenas | Drª Jane Felipe Beltrão (UFPA, Brasil)

• Políticas de Ações Afirmativas para indígenas no Brasil | Drª Juliana Jodas, Pesquisadora associada do “Centro de Antropologia de Processos Educativos” (Ceape) da Faculdade de Educação da Unicamp

• Ações afirmativas para indígenas na UnB | Mtª. Suliete Gervásio. Povo Baré. PPGDH-UnB, Brasil

– Debatedora/moderadora – Drª Elizabeth Ruano-Ibarra (CEAM/UnB, Brasil)

 

2 de agosto

9h – 16h

• Trabalho de articulação da rede latino-americana de pesquisa sobre ações afirmativas no ensino superior

 

8 de agosto – 3ª Sessão – atividade remota

10h – 13h

Link de acesso Canal Ceam/UnB – https://youtu.be/lhlkTtvBZSE

• El ingreso a la UNAM en el ámbito del proyecto México nación multicultural | Drª. Elia Avendaño Villafuerte (UNAM, México)

• Educación superior privada mexicana para estudiantes vulnerables | Drª Marisol Silva Laya (Universidad Iberoamericana, México)

• Acción afirmativa para indígenas en las universidades públicas mexicanas | Dr. Saúl Velasco Cruz (Universidad Pedagógica Nacional, México)

• Ações afirmativas e educação superior no Brasil | Dr. Jocélio Teles dos Santos (UFBA, Brasil)

Debatedora/moderadora – Dra. Rosana Rodriguez (Universidad del Cuyo, Argentina)

 

15 de agosto – 4ª Sessão

10h -13h

Link de acesso Canal Ceam/UnB – https://youtu.be/I6nVrMjEtVw

• Políticas de admisión de la universidad pública en Bolivia | Mg. Weimar Giovanni Iño Daza (UMSA/Bolívia)

• Políticas de admisión universitaria para afrodescendientes en Colombia | Drª Anny Ocoró Loango (UNTREF/Argentina)

• Equidad, meritocracia y cupos universitarios en Ecuador | Drª María Verónica Di Caudo (Instituto de Formación Docente, Argentina)

• Políticas afirmativas universitarias para indígenas y afrodescendientes en Colombia | Mtª. Elizabeth Castillo Guzmán (UniCauca/Colômbia)

Debatedora/moderadora – Rosani Moreira Leitão (Universidade Federal de Goiás)

 

22 de agosto – 5ª Sessão

10h – 13h

Link de acesso Canal Ceam/UnB – https://youtu.be/dB1E-ejRmG0

• Límites y posibilidades de la inclusión indígena en las universidades amazónicas peruanas | Dr. Oscar Alberto Espinosa de Rivero (Pontifícia Universidad Católica del Perú)

• A Trajetória do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) | Mtª. Poema Portela (doutoranda IESP-UERJ, Brasil)

• Comissões de heteroidentificação racial no ensino superior público brasileiro | Eugênia Portela de Siequeira Marques (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/UFMS)

Debatedora/moderadora – Drª Andreia Gomes da Cruz (ESPE/IM/UFRRJ, Brasil)

 

29 de agosto – 6ª Sessão

Pesquisas comparativas

10h – 13h

Link de acesso Canal Ceam/UnB: https://youtu.be/Va6gBMBiMcg

• El ingreso de afrodescendientes e indígenas a la educación superior de Brasil, Colombia y México | Drª Karin Yovana Quijada Lovatón (Universidad de Colima/México)

• Políticas de permanência em perspectiva comparada: Argentina, Brasil e Chile | Drª Hustana Maria Vargas (Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal Fluminense/PPGE-UFF, Brasil)

• A implementação da Lei de Cotas nas universidades mineiras UFOP, UFMG e UFV | Dr. Adilson Pereira dos Santos (UFOP, Brasil)

Debatedora/moderadora – Drª Elizabeth Ruano-Ibarra (CEAM/UnB, Brasil)