Ação pedagógica promove educação sexual na EC 410 Sul

Aproveitando o Maio Laranja, período do ano que visa dar visibilidade ao combate a todo tipo de abuso e exploração sexual infantil no Brasil, a Escola Classe 410 Sul realizou uma ação pedagógica com o objetivo de orientar os(as) alunos(as) dos primeiros e segundos anos sobre o tema e todo cuidado que é preciso para impedir este tipo de violência. A ação foi feita com uma Equipe Especializada de Apoio ao Aprendizado, juntamente com o Serviço de Orientação da unidade escolar.

De forma lúdica, a equipe utilizou um semáforo para mostrar aos(às) estudantes como ter cuidado com cada parte do corpo. Utilizando as cores vermelha, amarela e verde, cada parte da anatomia foi identificada com as colorações, diferenciando aquelas onde não é permitido tocar, as que requerem mais cuidado e aquelas que não precisam de tanta atenção.

Segundo a diretora da EC 410 Sul Nathália Jacinto Santana, a escola percebeu que alguns estudantes estavam descobrindo o próprio corpo e alguns tendo curiosidade sobre o corpo do colega, inclusive com familiares pedindo um cuidado especial da escola em relação ao tema, e para iniciar o processo de educação sexual, resolveu realizar a ação. “Foi uma conversa bem legal, onde simbolizamos com um semáforo as partes do corpo e identificamos pelas cores os locais onde não era permitido tocar, onde precisava ter atenção e as outras onde, digamos, era mais permitido. Isso foi feito na sala de aula, com fantasiadas e tudo”, explica.

Ao final da atividade pedagógica os(as) estudantes desenharam o rosto de uma pessoa e pregaram adesivos no corpo do desenho, conforme visto durante a ação. “Durante a roda de conversas que tivemos em sala de aula alguns falaram que a mãe já tinha falado sobre o assunto, e outros disseram que nunca tinham ouvido e não sabiam nada relativo à questão sexual. Foi uma ação bem positiva e veio a calhar com o Maio Laranja”, comentou Nathália Santana.

Durante a atividade foi produzida uma música, que pode ser vista no vídeo abaixo.