Ação do Sinpro leva anúncio de greve aos quatro cantos do DF

As principais saídas do Distrito Federal amanheceram nesta terça-feira (2/5) com faixas gigantes com o anúncio da greve dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais das escolas públicas.

Com a frase “Greve da Educação. Ibaneis, a saída está em suas mãos”, o material de 30 metros de largura lembra a sociedade de que o movimento paredista que inicia nesta quinta-feira (4/05) é resultado do descaso do governador do DF com a educação.

Em 2015, o vencimento básico o magistério público do DF estava mais de 100% acima do Piso Nacional do Magistério. Hoje, pela primeira vez na história da capital do Brasil, a remuneração da categoria está abaixo do Piso, ou seja, é menos do que determina a lei.

Além do congelamento salarial de 8 anos, a categoria enfrenta a ausência de políticas públicas necessárias para que se estabeleçam condições adequadas de aprendizado, o que atinge diretamente a população.

Outras ações, como panfletagem e diálogo com a sociedade estão sendo desempenhadas pelo Sinpro para somar o apoio da sociedade à greve e, paralelamente, intensificar a mobilização para o movimento paredista.

Professores(as) e orientadores(as) educacionais realizarão assembleia dia 4 de maio, quinta-feira, no primeiro dia da greve da categoria. A atividade será às 9h30, no estacionamento da Funarte.

 

Foto: Luzo Comunicação/Deva Garcia

MATÉRIA EM LIBRAS