Ação da EC 206 Sul mistura pedagógico e lúdico
Estudantes da Escola Classe 206 Sul tiveram uma grata surpresa enquanto realizavam uma ação pedagógica que visava conhecer um pouco mais sobre Brasília. Enquanto se dedicavam em pesquisar e estudar a capital federal, os(as) alunos(as) foram surpreendidos pela artista plástica Helena Trindade, que visitou a escola e colaborou com os(as) estudantes do 4º ano em uma atividade que resultou em uma escultura chamada Ipê arquitetônico.
A artista tinha o intuito de investigar como as crianças percebiam a cidade de Brasília através de suas perspectivas únicas. Por sua vez, as crianças puderam explorar sua imaginação e compreensão da cidade ao expressarem suas visões pessoais por meio dos desenhos, culminando em uma escultura que refletia suas interpretações coletivas.
Segundo a coordenadora e atual vice-diretora substituta da escola, Alana Luz, o objetivo dessa ação era incentivar a criatividade e a expressão individual das crianças, ao mesmo tempo em que investigava como elas viam a capital federal. “Através dos desenhos transformados em escultura, procurava-se criar um diálogo artístico que revelasse perspectivas únicas das crianças sobre o ambiente urbano, ao mesmo tempo em que proporcionava uma oportunidade educativa e lúdica”, ressalta a educadora.
A peça foi doada por Helena à escola como um presente à comunidade que fez parte de sua infância.