A violência nas escolas do DF é tema do TV Sinpro dessa quarta (06)

Muitas escolas públicas e particulares do Distrito Federal têm convivido com uma realidade de violência explícita, fato que preocupa estudantes, pais, mães e a comunidade escolar em geral. Os motivos e as consequências de tudo isto são discutidos quase que diariamente e o Sinpro não poderia deixar de debater o tema, apontando causas e buscando soluções para tudo isto.

Desta forma a TV Sinpro dessa quarta-feira (06) traz como tema do programa: Educar, cuidar – a cultura de paz nas escolas. Para falar um pouco mais sobre o assunto foram convidadas a ex-presidenta da CUT-DF, professora aposentada da SEE e ex-deputada distrital, Rejane Pitanga; e a professora da Faculdade de Educação da UnB e doutora em educação, Edileuza Fernandes. A mediação ficará com a diretora do Sinpro, Rosilene Corrêa.

A violência é um fenômeno que decorre do modo de organização da sociedade capitalista, caracterizada pela desigualdade social, econômica e de oportunidades. O isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19 revelou essas desigualdades. O retorno presencial às atividades escolares requer ações do governo no sentido de criar as condições para que a educação seja de fato um direito de todos(as). Nesse sentido, a construção de uma cultura de paz requer ações intersetoriais, um trabalho em rede voltado ao educar e cuidar. Ações contrárias à militarização, à repressão, coerção.

Para Rosilene Corrêa, a pauta é importante para debater as consequências da violência nas escolas e tudo que, não só elas, mas estudantes e a comunidade escolar, vêm sofrendo e vivendo diante desta sociedade violenta. “Precisamos entender qual o papel da escola neste contexto e qual protagonismo que elas podem assumir. É preciso e necessário debater tudo isto e encontrar saídas”, ressalta.

A TV Sinpro vai ao ar ao vivo na TV Comunitária (Canal 12 na NET-DF; Facebook e Instagram: TVComDF), sempre às 19h – também nas redes do Sinpro-DF, mas tem reprise segunda-feira, às 6h30 e às 22h; terça-feira, às 13h e às 22h; quarta-feira, às 6h e às 23h30; quinta-feira, ás 7h30 e às 13h; sexta-feira, às 8h e às 13h; sábado, às 13h e às 22h; e domingo, às 13h e às 21h.