A militarização e a desdemocratização do ensino público

A militarização das escolas públicas e a desdemocratização do ensino é um projeto neoliberal e autoritário que se desenvolve silenciosamente no País desde os anos 1990. O estudo de Janaína Moreira de Oliveira Goulart, professora de Educação Básica da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, intitulado “A militarização e a desdemocratização do ensino público”, mostra que a militarização das escolas públicas é um projeto de apagamento do efervescente conflito existente, no bojo das relações escolares, e, principalmente, “autorizar que esse projeto apague o poder de criticidade de gerações”.

Trata-se de uma tese de doutoramento na qual ela mostra que militarizar escolas é reduzir a democracia a um slogan e não a sua vivência de fato. “É reduzir a dimensão do político de milhares de adolescentes e jovens que, doutrinados à obediência, vão agir em sociedade, prezando pela via do consenso, da neutralidade e da crença na terceira via, se ocupando em, também, apagar a linha divisória entre os projetos de esquerda e direita, linha necessária para que o modelo adversarial de política se sustente. O trabalho também contribuiu para mitigar os equívocos entre os termos “colégios militares”, “escolas militares”, “colégios militarizados”, “escolas militarizadas” e “escolas cívico-militares”.

Na pesquisa, a professora analisa as práticas de gestão das escolas públicas militarizadas e verifica em que medida tais práticas impactam a democracia de um país. Ela analisa a dinâmica de militarização de um grupo de escolas estaduais de Goiás, e, por meio disso, estudou a prática dos valores democráticos dentro nas instituições de ensino e como isso pode impactar a juventude de uma sociedade.

Segundo apuração da plataforma Nexo, “O trabalho também classifica os vários tipos de ‘escolas militarizadas’, e como esse projeto educacional é capaz de criar desigualdades categóricas significativas e duráveis no público-alvo atendido”.

Além das desigualdades, o Sinpro destaca que a militarização extingue a gestão democrática e ressalta a importância do artigo e sua relevância no entendimento da necessidade da gestão democrática na formação da cidadania nos(as) estudantes da rede pública de ensino. O estudo é a tese de doutorado da professora Janaína Goulart, que ela defendeu na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi publicado na plataforma Nexo – um jornal online que disponibiliza uma editoria para assuntos Acadêmicos.

Janaína Moreira de Oliveira Goulart também é agente de campo no acompanhamento da gestão das unidades da rede pública estadual fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Gestão, Planejamento, Orientação, Acompanhamento e Docência. No trabalho é busca responder a seguinte pergunta: Em que medida a democratização ou a desdemocratização da escola pública reverbera em uma democracia como a do Brasil?

 

Confira a pesquisa na íntegra a seguir:

 

Nexo: https://www.nexojornal.com.br/academico/formulario/2023/01/18/A-militariza%C3%A7%C3%A3o-e-a-desdemocratiza%C3%A7%C3%A3o-do-ensino-p%C3%BAblico?utm_source=NexoNL&utm_medium=Email&utm_campaign=anexo

 

Pesquisa: https://ppge.educacao.ufrj.br/teses2022/tJanaina%20Moreira%20de%20Oliveira%20Goulart.pdf