Projeto Mediato leva uma experiência teatral para a escola

 No dia 11 de dezembro acontecerá a Live-espetáculo Iara o Encanto das Águas e todas as escolas do Distrito Federal estão convidadas para assistir. O espetáculo é gratuito e faz parte da 6ª edição do projeto Mediato Diálogo com Espectadores.

Diante dos novos contextos impostos pela pandemia, muitas escolas ficaram sem possibilidades de oportunizar experiências artísticas de forma segura aos seus estudantes. Pensando nisso, a Mediato criou um novo formato: Mediato Virtual.

A 6ª edição do projeto recebeu o nome de Mediato #ocupaplanaltina, e vai conectar escolas, espetáculo teatral e espaço cultural. As sessões on-line do espetáculo acontecerão no Complexo Cultural de Planaltina-DF. Para sensibilizar o público, estão sendo realizadas ações de mediação virtual para cerca de 2.500 estudantes-espectadores de escolas públicas da região.

Durante os meses de novembro e dezembro, escolas de Planaltina, inscritas no projeto, estão recebendo o Jogo-Mediação, uma metodologia desenvolvida para aproximar, pelos meios virtuais, estudantes da experiência teatral. Essa proposta de mediação em forma de jogo vai preparar os estudantes para o dia do espetáculo, que acontecerá no dia 11 de dezembro em formato de live, a partir do Complexo Cultural de Planaltina.

As ações, além de potencializar a experiência com a obra, também ampliam os recursos didáticos de professores e professoras. As ações de mediação pré-espetáculo estão sendo realizadas para escolas de Planaltina-DF. O espetáculo será disponibilizado para todas as regiões.

Conheça um pouco mais sobre o projeto Mediato.

 

O projeto

O objeto do projeto é a execução de um programa artístico-educativo para formação de plateia, permitindo melhor compreensão de aspectos estéticos, artísticos e conceituais ligados à área teatral. Serão realizadas ações que visem estimular a sensibilização para a formação de novos públicos para o teatro, e para as demais atividades culturais nos equipamentos culturais do DF, estimular a fruição e a difusão de uma obra artística; diversificar o atendimento de público; criar meios para o desdobramento das atividades após o projeto e contribuir para a formação das professoras; por fim, incentivar o respeito e a valorização à diversidade cultural brasileira.

Este programa educativo consiste na realização de atividades pedagógicas com estudantes e professores de escolas públicas. Todas as ações deste projeto são planejadas, prioritariamente, para crianças que não são frequentadoras de espaços de arte, pois pretende-se estimular o desejo pela experiência e pelo debate estético desde a infância. A formação de plateia passa necessariamente pelo estímulo sensível de espectadores na mais tenra idade.

Em tempos de pandemia e distanciamento social, o projeto está realizando um Jogo-mediação (completamente virtual), isto é, uma gamificação do serviço artístico-pedagógico no intuito de continuar o importante trabalho de formar novos públicos para o teatro e, sobretudo, garantir o acesso democrático aos bens culturais.

 

DINÂMICA DO PROJETO

Nesta edição o projeto acontecerá totalmente em ambiente virtual. A primeira etapa começou com o agendamento das escolas interessadas em acolher o projeto. Depois de agendada, a escola participou de dois encontros virtuais com a equipe pedagógica da Mediato, para entender o funcionamento do projeto e para instruir acerca da aplicabilidade das atividades.

Em seguida, durante duas semanas entre novembro e dezembro, as turmas começaram a vivenciar as atividades de sensibilização antes do encontro com o espetáculo teatral, para potencializar o processo de apreciação estética da obra.

Na semana subsequente professores e estudantes apreciarão o espetáculo Iara o Encanto das Águas, que acontecerá no dia 11/12 em duas sessões, às 10h e às 15h, ao vivo pelo canal do Youtube da Mediato. Depois do espetáculo, os artistas farão um bate-papo com os espectadores a partir das perguntas enviadas pelo chat.

 

Serviço:

Onde: Canal do youtube da Mediato Diálogo com Espectadores

https://www.youtube.com/channel/UC703xLFzonUvhTgx5XscZmA/videos

Quando: 11/12, às 10h e às 15h, ao vivo

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Gratuito

 

Sinopse do espetáculo: Um Índio da aldeia sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dela, descobrindo assim a história da Iara. No encantamento da sereia, o protagonista mergulha nas profundezas de seu próprio destino. Inspirado na lenda da Iara, e utilizando a linguagem do teatro de sombras contemporâneo, o espetáculo busca sensibilizar o público infanto-juvenil sobre os saberes da tradição oral dos povos originários do Brasil.

 

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO CLICANDO AQUI:

https://www.mediato.art.br/faq-planaltina

 

A equipe da Mediato pode ser acessada por meio de suas redes sociais e e-mails:

INSTA https://www.instagram.com/mediato.art/

FACE https://www.facebook.com/MediatoDialogocomEspectadores/

SITE https://www.mediato.art.br/sobre

Youtube https://www.youtube.com/channel/UC703xLFzonUvhTgx5XscZmA