A CUT e o Plano de Lutas da classe trabalhadora no TV Sinpro, dia 13
O TV Sinpro da próxima quarta-feira (13/9) coloca em pauta os 40 anos da Central Única dos Trabalhadores, o Plano de Luta da classe trabalhadora aprovado no Congresso da CUT-DF e os desafios para o próximo quadriênio (2023/2027). O programa vai ao ar às 19h, na TV Comunitária (Canal 20 da Net), na página do Sinpro no Youtube e no perfil do Sindicato no Facebook.
Para debater o tema, foram convidados o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, que é professor de História da rede pública de ensino do DF; a vice-presidenta da Central, Leilane Costa, que é diretora do Sinpro-DF; e a diretora da CUT-DF Letícia Montandon, que também é diretora do Sinpro-DF.
O cenário que se apresenta à CUT ao completar 40 anos é tão desafiador quanto aquele do seu nascimento.
Se antes a Central contrapunha a ditadura, lutava pela redemocratização do país e por direitos humanos, agora atua em um país assolado pela retirada dos direitos trabalhistas, pelo negacionismo, pelo fascismo.
Aos 40 anos, a CUT, que é resultado da insistência da classe trabalhadora brasileira em ter direitos, democracia e justiça social, tem agora o desafio de reconstruir o Brasil e garantir a retomada da dignidade da classe trabalhadora.
Diante dessa conjuntura, a CUT-DF realizou seu Congresso Estadual, o CECUT-DF, nesse mês de agosto. Nele, foi aprovada uma pauta de lutas da classe trabalhadora com 21 eixos que abordam educação pública, comunicação, saúde pública, formação, trabalho no campo, servidores públicos, terceirização, entre outros.
Além disso, no CECUT-DF também foi eleita a nova diretoria da Central, gestão 2023-2027, que traz representantes de vários setores do mundo do trabalho. Entre eles, a educação pública.
http://https://www.youtube.com/live/qUqKRhwTJes?si=Z6_CeLiYWOk3s7Ai
MATÉRIA EM LIBRAS