A cultura precisa de você! Invista na plataforma Valeu!Art

O setor cultural do Brasil perdeu, só em 2020, mais de 700 mil postos de trabalho. Esse é o resultado da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nessa quarta-feira (8/12). Isso é o resultado das políticas de desmonte do setor por meio da economia neoliberal em curso e aprofundada pela pandemia da covid-19.

 

Segundo o IBGE, o Brasil teve perda de 11,2% dos postos de trabalho em 2020 em comparação ao ano anterior: 4,8 milhões de pessoas trabalhavam em atividades culturais em 2020 contra 5,5 milhões de pessoas em 2019. Por isso o Sinpro-DF está engajado na campanha Valeu!Art para assegurar recursos financeiros e facilitar o investimento na cultura do Distrito Federal.

 

Faça como Reco do Bandolim, apoie a cultura  e o Sinpro Cultural. “Apoiar o Sinpro Cultural é promover o encontro, a vida, as delicadezas do espírito”. É fácil investir na cultura da capital do País e barrar o desmonte de nossa produção cultural e, ainda, ajudar centenas de artistas.

 

Com a plataforma Valeu!Art qualquer pessoa pode contribuir e, assim, fortalecer a cultura da nossa cidade. No vídeo com Reco do Bandolim, você pode conhecer um pouco mais dessa plataforma que tem sido uma ideia brilhante para impedir mais retrocessos no setor.

 

Para participar e apoiar os projetos culturais basta acessar a plataforma Valeu! e escolher, dentre os projetos, aquele que você quer apoiar e fortalecer. A Plataforma Valeu!, em parceria com o Sinpro-DF, vem realizando uma campanha de direcionamento de um percentual do Imposto de Renda para o incentivo à cultura. A ideia é direcionar 6% do IR Devido das Pessoas Físicas para a área cultural, amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91).

 

A Receita Federal indica que os contribuintes que declararam em 2018 pelo modelo completo alcançaram a soma de R$ 125 bilhões de imposto devido. Se todos doassem a parcela de 6%, seria alcançada a cifra de R$ 7,5 bilhões para projetos culturais.

 

Diante disto, a plataforma foi criada para que artistas, jornalistas, radialistas, sindicalistas e formadores de opinião se unissem a este propósito. O investimento em cultura movimenta toda a cadeia produtiva das artes e ajuda a manter o dinheiro na economia local. Os 6% do IR Devido, investido em cultura, é a única parcela do imposto que o cidadão sabe para onde está sendo direcionado, podendo acompanhar os resultados.

 

Como participar

 

Para participar, os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais deverão acessar o site www.valeu.art, clicar no cartaz correspondente ao projeto. Um cadastro será aberto solicitando informações, como nome, CPF, endereço de e-mail e o valor de investimento. No cadastro há diversas opções de valores e formas de pagamento, inclusive o PIX. Cada projeto tem uma conta bancária ou um PIX diferente. Logo após a conclusão do investimento, a plataforma emite UM Recibo de Mecenato direto para o e-mail informado no cadastro que o(a) professor(a) ou orientador(a) preencheu (este recibo tem valor fiscal e dá direito a restituição).

 

Importante ressaltar que o valor, a título de incentivo com valor fiscal, permite ao(à) contribuinte deduzir 100% de sua contribuição na Declaração do Imposto de Renda, ou seja, o que você investir, você recebe de volta. Quando há restituição, esta é feita corrigida pela taxa Selic. A proposta é promover cultura sem gastar nada, apenas com a decisão política de redirecionar uma despesa.

 

Faça parte desta campanha e vamos, juntos(as), lutar pela cultura brasileira. Investir em cultura é legal. Investir em cultura é resistência!

 

 

 

 

MATÉRIA EM LIBRAS