A culpa é dele: Fora Bolsonaro – Indiferente com a gravidade da Covid-19, CPI pede indiciamento de Bolsonaro por crime contra a humanidade

O Brasil computa, hoje, 604 mil mortes, 21 milhões de infectados e apenas 50% da população totalmente imunizada (duas doses da vacina) contra a Covid-19. Este é o reflexo da importância dada pelo presidente Jair Bolsonaro com a pandemia do novo Coronavírus. Indiferente com a gravidade do vírus que tirou a vida de milhares de brasileiros(as) ao redor do país, Bolsonaro leva nas costas a morte de cidadãos que, se vacinados antes poderiam estar vivos, além do pedido, por parte da CPI da Pandemia, de indiciamento por 68 crimes, dentre eles o de crime contra a humanidade.

O relatório da CPI foi lido durante a manhã desta quarta-feira (20) e mostra que a tragédia que assolou o Brasil tem ligação direta com os desmandos e com a falta de políticas sanitárias e públicas do governo federal para lidar com a pandemia. Dentre os pedidos de indiciamento feitos pela CPI estão o de epidemia com resultado morte; infração de medida sanitária preventiva; charlatanismo; incitação ao crime; falsificação de documento particular; emprego irregular de verbas públicas; prevaricação; crimes contra a humanidade; crimes de responsabilidade (violação de direito social e incompatibilidade com dignidade, honra e decoro do cargo).

O resultado da CPI mostra o que, infelizmente, a população presenciou em quase dois anos: descaso, desrespeito e banalização da vida em um período tão trágico como o que estamos vivendo. É responsabilidade do governo federal, principalmente em momentos de calamidade pública e de pandemia, tomar atitudes para proteger a população. Ao invés disto, Bolsonaro sempre tratou a Covid-19 como uma “gripezinha”, doença supervalorizada e não tomou providências para a compra dos imunizantes no momento certo. O resultado é a morte de milhares de pessoas, outros milhares com sequelas irreversíveis e o país em pânico.

Desde o início da pandemia o Sinpro tem lutado pela vacinação de todos e todas por ter a certeza que esta é a única forma de nos mantermos seguros e voltarmos à normalidade. Apesar dos movimentos, atos, manifestações e pedidos de políticas públicas para a vacinação da população, Bolsonaro se manteve inerte e insensível ao problema.

Diante de todos estes argumentos, para você de quem é a culpa do valor do combustível estar tão alto? A culpa é dele: Fora Bolsonaro!

 

A culpa é dele

A campanha “A culpa é dele”, do Sinpro-DF, foi lançada no dia 19 de junho, quando o Brasil ultrapassou o número de meio milhão de pessoas mortas pela Covid-19. O objetivo da campanha é explicar à população, de forma didática, que tanto as milhares de mortes causadas pelo vírus como o desemprego, a fome, a miséria, o desalento, a crescente da violência, o medo têm um culpado: o presidente da república Jair Bolsonaro.

No lançamento da campanha, foi exposta no viaduto da rodoviária do Plano Piloto uma faixa de mais de 30 metros de largura, com os dizeres: “Mais de 500 mil mortos. A culpa é dele. Fora Bolsonaro”. Poucos minutos após a abertura do material, a polícia militar, que segue diretrizes do governo local, impôs a retirada da faixa.

Diante da gravidade do cenário e da exaustão do povo brasileiro frente ao caos em que se encontra o Brasil, o Sinpro-DF deu continuidade à campanha, reabrindo, em diversos locais do DF, essa e outras faixas que denunciam a política anti-povo de Bolsonaro.