A culpa é dele: Fora Bolsonaro – Governo desfigura o Prouni, programa que mais beneficiou população menos assistida

O programa Universidade para Todos (Prouni) é, hoje, um dos programas que mais beneficiou as camadas menos assistidas da população brasileira no acesso ao ensino superior. Implantado em 2005, no governo Lula, o programa já beneficiou mais de 3 milhões de estudantes oriundos das escolas públicas de ensino médio, disponibilizando bolsas de estudo integrais e parciais de 50%. Para muitos(as), transformou-se na única oportunidade de entrar em uma universidade e ascender profissionalmente e financeiramente.

Mas mesmo diante de um programa tão importante e que abarca uma população historicamente renegada, o Prouni será totalmente adulterado. A partir da MP 1.075, o governo de Jair Bolsonaro desfigura o programa, o que pode implicar em problemas graves no futuro.

Uma das modificações é a inclusão de alunos de escolas particulares como beneficiáveis pelo programa, a possível dispensa da apresentação de documentos que comprovem a renda da família dos estudantes e a situação de pessoas com deficiência, além da revogação do artigo 10, que afrouxa os controles sobre a filantropia. Esses detalhes alteram profundamente o caráter do programa de ser uma política pública.

Um dos grandes problemas na ausência de regulação sobre as entidades que oferecem as bolsas do Prouni são as possibilidades de fraude, que se ampliam. “Nesse processo, o Prouni foi completamente desconfigurado, e a revogação do artigo 10 é uma verdadeira bomba, prestes a implodir de dentro pra fora uma política pública inclusiva de forma vil e abjeta”, disse Luciana Custódio, diretora do Sinpro.

Diante de todos estes argumentos, para você de quem é a culpa da desfiguração do Prouni? A culpa é dele: Fora Bolsonaro!

 

A culpa é dele

A campanha “A culpa é dele”, do Sinpro-DF, foi lançada no dia 19 de junho, quando o Brasil ultrapassou o número de meio milhão de pessoas mortas pela Covid-19. O objetivo da campanha é explicar à população, de forma didática, que tanto as milhares de mortes causadas pelo vírus como o desemprego, a fome, a miséria, o desalento, a crescente da violência, o medo têm um culpado: o presidente da república Jair Bolsonaro.

No lançamento da campanha, foi exposta no viaduto da rodoviária do Plano Piloto uma faixa de mais de 30 metros de largura, com os dizeres: “Mais de 500 mil mortos. A culpa é dele. Fora Bolsonaro”. Poucos minutos após a abertura do material, a polícia militar, que segue diretrizes do governo local, impôs a retirada da faixa.

Diante da gravidade do cenário e da exaustão do povo brasileiro frente ao caos em que se encontra o Brasil, o Sinpro-DF deu continuidade à campanha, reabrindo, em diversos locais do DF, essa e outras faixas que denunciam a política anti-povo de Bolsonaro.

 

 

MATÉRIA EM LIBRAS