A culpa é dele: Fora Bolsonaro – Fim do Bolsa Família é mais um tiro no pé da população carente

Ao longo de quase três anos de (des)governo, Jair Bolsonaro acumula uma série de projetos contra o conjunto da classe trabalhadora, de retirada de direitos e de extinção de programas sociais. A bola da vez é a substituição do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil, um programa que se vende como positivo, mas, na verdade, é extremamente prejudicial para a grande parcela da população brasileira que necessita de benefício social.

O Auxílio Brasil se apresenta como um programa de transferência de renda condicionada, mas ao contrário do Bolsa Família, que existe desde 2004 e se tornou uma referência no mecanismo de transferência de renda condicionada destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social, o novo programa do governo Bolsonaro finaliza em dezembro de 2022. Um benefício que tem prosseguido há décadas, agora tem data para acabar.

Além disto, a partir de 1º novembro mais de 22 milhões de brasileiros ficarão sem ajuda do governo com o fim do Auxílio Emergencial, uma vez que apenas uma parte dos beneficiários do programa será contemplada pelo Auxílio Brasil, o substituto do Bolsa Família. O mais cruel, como se houvesse um termômetro para crueldades, é que com a fusão dos dois programas, 22,6 milhões de pessoas perderão o benefício por não se encaixarem nos requisitos. Um agravante é que das 34,4 milhões de famílias atendidas pelo Auxílio Emergencial, 25 milhões não fazem parte do Bolsa Família.

Diante de todos estes argumentos, para você de quem é a culpa para o fim do Bolsa Família e de auxílio para a população carente? A culpa é dele: Fora Bolsonaro!

 

A culpa é dele

A campanha “A culpa é dele”, do Sinpro-DF, foi lançada no dia 19 de junho, quando o Brasil ultrapassou o número de meio milhão de pessoas mortas pela Covid-19. O objetivo da campanha é explicar à população, de forma didática, que tanto as milhares de mortes causadas pelo vírus como o desemprego, a fome, a miséria, o desalento, a crescente da violência, o medo têm um culpado: o presidente da república Jair Bolsonaro.

No lançamento da campanha, foi exposta no viaduto da rodoviária do Plano Piloto uma faixa de mais de 30 metros de largura, com os dizeres: “Mais de 500 mil mortos. A culpa é dele. Fora Bolsonaro”. Poucos minutos após a abertura do material, a polícia militar, que segue diretrizes do governo local, impôs a retirada da faixa.

Diante da gravidade do cenário e da exaustão do povo brasileiro frente ao caos em que se encontra o Brasil, o Sinpro-DF deu continuidade à campanha, reabrindo, em diversos locais do DF, essa e outras faixas que denunciam a política anti-povo de Bolsonaro.