A culpa é dele: Fora Bolsonaro – Calote nos precatórios gera prejuízos a servidores e à Educação

Você sabia que a Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios (PEC) nº 23/2021, também conhecida como PEC do Calote, prejudicará servidores(as) públicos(as) e aposentados(as) que ganharam, na Justiça, ações de revisão de salários e benefícios, que demoraram anos e anos para ser julgadas? Este é apenas um dos prejuízos que a PEC do Calote trará.

A Educação será outro setor prejudicado. Com os prejuízos impostos aos entes credores, as administrações terão que abrir mão de até 40% dos valores originais dos precatórios, como por exemplo os precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), se quiserem receber antecipadamente. A proposta propõe a transferência do pagamento de R$ 50 bilhões (do total de R$ 89,1 bilhões) em precatórios para 2023.

Com o dinheiro que deveria ser pago a quem espera anos e anos pelo que tem direito, Bolsonaro pretende bancar o substituto do Bolso Família, que o governo chama de Auxílio-Brasil, um investimento com dinheiro alheio para tentar vencer as eleições de 2022.

Diante de todos estes argumentos, o que você acha da PEC do Calote? A culpa é dele: Fora Bolsonaro!

 

A culpa é dele

A campanha “A culpa é dele”, do Sinpro-DF, foi lançada no dia 19 de junho, quando o Brasil ultrapassou o número de meio milhão de pessoas mortas pela Covid-19. O objetivo da campanha é explicar à população, de forma didática, que tanto as milhares de mortes causadas pelo vírus como o desemprego, a fome, a miséria, o desalento, a crescente da violência, o medo têm um culpado: o presidente da república Jair Bolsonaro.

No lançamento da campanha, foi exposta no viaduto da rodoviária do Plano Piloto uma faixa de mais de 30 metros de largura, com os dizeres: “Mais de 500 mil mortos. A culpa é dele. Fora Bolsonaro”. Poucos minutos após a abertura do material, a polícia militar, que segue diretrizes do governo local, impôs a retirada da faixa.

Diante da gravidade do cenário e da exaustão do povo brasileiro frente ao caos em que se encontra o Brasil, o Sinpro-DF deu continuidade à campanha, reabrindo, em diversos locais do DF, essa e outras faixas que denunciam a política anti-povo de Bolsonaro.

 

Ato contra a PEC 23

Em continuidade à agenda de pressão contra a PEC 23, a PEC do Calote, os(as) professores(as), orientadores(as) educacionais e trabalhadores(as) em geral realizam um ato nessa quinta-feira (25), às 10h, em frente ao Senado Federal. A pressão de cada um de nós é fundamental para que a PEC 23 não seja aprovada. Portanto, mantenha a pressão nos(as) deputados(as) pedindo para votarem contra. Se votar a favor, não volta!