Sinpro prestigia posse da nova diretoria da UESDF e destaca protagonismo estudantil
Com participação do Sinpro, a nova diretoria da União dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal (UESDF) tomou posse nesta segunda-feira (10/8). A cerimônia foi realizada no auditório da Câmara Legislativa do DF (CLDF) e destacou a importância da organização estudantil no debate sobre a educação e os direitos sociais.
A nova diretoria da UESDF, para a gestão 2026-2028, é presidida por Álex Maciel, e conta com Matheus Alexandre Rodrigues Soares na vice-presidência e Isabele Lima na secretaria-geral. O grupo foi eleito no VI Congresso da União dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal (CONUESDF), realizado nos dias 30 e 31 de maio.
“Foi um evento importante, que mostrou a força da organização estudantil. É fundamental que a juventude esteja mobilizada e atenta aos temas que impactam seu presente e seu futuro, como a defesa da educação pública, a valorização do trabalho e a construção de uma sociedade mais democrática”, disse o diretor do Sinpro Fernando Augusto.
Educação pública em disputa
O grupo assumiu a gestão da UESDF com o compromisso de fortalecer a defesa da educação pública do DF diante do desmonte das políticas educacionais promovido pelo governo Celina-Ibaneis.
O encontro também debateu temas urgentes, como as eleições de 2026 e a participação da juventude na construção e na escolha, por meio do voto, de um projeto que tenha a educação como prioridade.
“As eleições de 2026 também serão um momento importante para que a juventude participe do debate sobre o projeto de sociedade que queremos construir. É preciso estar organizado, conhecer as propostas e defender um projeto que coloque a educação pública, os direitos sociais e o futuro da juventude como prioridades”, afirmou Fernando Augusto.
Também prestigiaram o evento a diretora licenciada da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Berenice Darc; as autoridades Erika Kokay, Gabriel Magno e Max Maciel; e o ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.
Juventude nas ruas
No mesmo dia, o movimento estudantil realizou ato político na Praça do Buriti. Entre outros pontos, os estudantes reivindicaram mais investimentos para a educação e o fortalecimento da gestão democrática. O fim da escala 6×1 também esteve entre os motes da mobilização.
