Livro ‘Ainda estou aqui’ é tema do 11º encontro do Clube de Leitura Dandara dos Palmares

O Clube de Leitura Dandara dos Palmares convida professores(as) e orientadores(as) educacionais para o décimo primeiro encontro de 2025. Das 15h às 17h do dia 4 de dezembro, na Biblioteca Nacional de Brasília, os(as) educadores(as) poderão debater o livro ‘Ainda estou aqui’, de Marcelo Rubens Paiva.

A obra literária é uma narrativa biográfica e memorialística que narra a história de Eunice Paiva, e a luta da família contra os impactos da ditadura militar brasileira. A obra aborda o desaparecimento do deputado Rubens Paiva, em 1971, a força de Eunice para criar os cinco filhos sozinha, sua luta incansável por justiça e, mais tarde, sua batalha contra o Alzheimer.

Com encontros mensais e uma curadoria especial, o clube é voltado para o público 60+, mas aberto a todas as pessoas interessadas em discutir literatura, trocar ideias e compartilhar diferentes visões. Em pouco mais de um ano de atividades, já foram lidas e debatidas Sertão de Maravaia – Ana Cunha Magalhães; Torto arado – Itamar Vieira Júnior; Um defeito de cor – Ana Maria Gonçalves; O cortiço – Aluísio de Azevedo; Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis; Cem anos de solidão – Gabriel García Márquez; Aquilo que ninguém vê – Andreia Viviana Taubman e Anna Cláudia Ramos, com ilustrações de Carol Rossetti; O acontecimento – Annie Ernaux; e O alegre canto da perdiz – Paulina Chiziane.

 

Histórico

Criado em 2024, o Clube de Leitura Dandara dos Palmares é uma iniciativa de professoras aposentadas da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). As primeiras reuniões ocorreram no Parque da Cidade, mas, a partir de 2025, passaram a ser realizadas na BNB. “Não tínhamos onde nos reunir. Foi então que surgiu a ideia de procurar a Biblioteca Nacional, que nos acolheu com muita dedicação. Desde o início, ficou definido que os encontros seriam realizados toda primeira quinta-feira do mês, na Sala de Cursos”, explica Ana Maria dos Reis Cunha Magalhães, coordenadora do clube.

Professora aposentada de língua portuguesa da rede pública do DF, Ana Maria é também escritora, com sete livros publicados e participação em 20 coletâneas. Ela destaca que o principal objetivo do clube é incentivar a leitura e combater o isolamento, contribuindo para a saúde mental e o bem-estar das pessoas idosas. “A convivência em grupo é fundamental para garantir qualidade de vida”, afirma.

Segundo Ana Maria, a maioria das participantes é formada por professoras aposentadas, mas o clube também conta com pessoas de outras áreas, como uma empresária do Guará. “De vez em quando, aparece algum homem, esporadicamente. Em um ano, lemos e debatemos 10 livros, entre eles ‘Um defeito de cor’, de Ana Maria Gonçalves, que recentemente se tornou membro da Academia Brasileira de Letras (ABL)”, relata.

 

Serviço:

Clube de Leitura Dandara dos Palmares

Evento: 11º Encontro

Data: 4 de dezembro de 2025

Horário: 15h às 18h

Local: Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), Sala de Cursos