Sinpro premia alunos vencedores do XV Concurso de Redação e Desenho
Os(as) alunos(as) vencedores(as) do XV Concurso de Redação e Desenhos do Sinpro foram premiados durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (30/10), na sede do Sindicato (SIG).
Em meio à alegria de ter sua obra reconhecida e da gratificação pelo trabalho cumprido, estudantes e professores(as) mostraram que cuidar da educação é construir o futuro.
Na solenidade, Letícia Montandon, coordenadora da Secretaria de Imprensa do Sinpro, lembrou que o Concurso de Redação e Desenho foi criado após a morte do professor Carlos Mota, assassinado por sua luta contra o tráfico de drogas. “Este concurso busca a conscientização de alunos, professores, orientadores educacionais e da comunidade escolar para a importância da escola pública e para a luta por mais investimento e segurança. Temos vários relatos de estudantes que mudaram seu comportamento em sala de aula, que adquiriram prazer na leitura depois de participarem do concurso. Isto é gratificante”, disse.
O concurso trouxe entre os objetivos propor que a educação pública seja enxergada como um pacto social que envolve toda a comunidade, e que constrói o futuro de crianças e adolescentes. “Quando a comunidade se mobiliza por mais políticas públicas, por mais participação ativa do dia a dia escolar, sobre o que é tratado em sala de aula, atende às necessidades da sociedade. Os benefícios de tudo isso é benéfico para alunos, para a comunidade escolar e para o futuro do nosso país”, afirmou o diretor do Sinpro Samuel Fernandes, que anunciou os vencedores.
Incentivo à leitura e reflexão
O Concurso de Redação e Desenho do Sinpro tem se consolidado como um importante espaço para que os(as) estudantes possam expressar suas opiniões, sonhos e sentimentos.
Outro ponto que merece destaque é o incentivo que o projeto dá para a leitura e reflexão da realidade que cada um vive e presencia. “O concurso me fez gostar de ler e escrever, e isso é muito bom. Conheço vários colegas que adquiriram gosto pela leitura e melhoraram seu comportamento na escola”, explica Mariana de Sousa Machado, estudante do CEF 35 de Ceilândia, que ganhou 1º lugar na categoria Redação II.
Eleonora Teodosio Santana, que garantiu a primeira colocação na categoria Redação III, lembra que a educação representa um dos alicerces para o progresso econômico, social e cultural de uma nação. “Educar não é apenas transmitir informações, mas formar cidadãos capazes de questionar, refletir e escolher com consciência. Para isso, é essencial investir na infraestrutura das escolas e na valorização do educador”, disse a estudante do CED 06 de Ceilândia.
Para a diretora do Sinpro Leilane Costa, “a educação pública se faz com investimento e respeito”. “Precisamos de educadores valorizados, estrutura nas escolas e um governo que priorize a educação. Tanto nas redações quanto nos desenhos, percebemos a preocupação dos alunos com esta situação. Isso mostra que precisamos lutar cada vez mais por uma educação pública de qualidade para todos e todas”, avalia.
Confira AQUI o caderno de redações e desenhos vencedores
Edição: Vanessa Galassi
MATÉRIA EM LIBRAS

