EC 15 do Gama recebe culminância do projeto “Leitura para a Cultura de Paz sábado (4/10)

No próximo sábado (4/10), das 9h às 12h, a Escola Classe 15 do Gama será palco do encerramento do projeto “Leitura para a Cultura de Paz”. A iniciativa é desenvolvida pelas escritoras e professoras aposentadas da rede de ensino do DF Débora Bianca e Lair Franca. O evento contará com tradução em Libras e audiodescrição e é aberto ao público.

Desde julho deste ano, o projeto tem desenvolvido diversas ações na EC 15 do Gama, com foco na reflexão sobre a violência nas escolas. As iniciativas promovidas, que integram toda a comunidade escolar, envolvem palestras e oficinas, distribuição de livros infantis, mediação de leitura, apresentações artísticas e musicais, contação de histórias, rodas de conversa e outras.

Segundo a educadora Débora Bianca, as intervenções contribuem para a construção da cultura de paz e para a formação leitora, e já apresentam resultados significativos.

 “Acreditamos que o acesso à leitura, ao livro e ao seu amplo aparato, com atividades diversificadas na área literária e artística promove a comunicação plena, aceitação da diversidade e da inclusão e a mediação de conflitos, num contexto reflexivo e transformador. Todas essas ações configuram-se como pressupostos para a construção da cultura da paz”, disse.

O projeto

O projeto “Leitura para a Cultura de Paz” é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF e está em sua segunda edição. Nesta etapa, o Centro de Educação Infantil 310 do Recanto das Emas também recebeu a iniciativa e terá sua culminância no dia 25 de outubro. Além das idealizadoras, uma equipe formada por diversos profissionais atua nas ações. Segundo Débora, a ideia é que o projeto seja levado ao maior número possível de escolas públicas do DF.