Projeto motiva alunos da EP 308 Sul a refletirem sobre o contexto em que estão inseridos

A necessidade de promover a valorização do estudante enquanto cidadão, possibilitando a capacidade de reflexão e resposta para o contexto em que está inserido, motivou a professora aposentada Bete Cunha a criar o projeto Teatro Rodas Colaborativo.

A atividade, trabalhada ao longo da carreira da educadora, está sendo feita com estudantes da Escola Parque 308 Sul com o objetivo criar um espaço artístico e formativo para que os(as) participantes possam dialogar sobre questões sociais, ambientais, culturais, patrimoniais, de sustentabilidade, autoestima, autonomia, entre outros pontos. O foco é possibilitar um caminhar autônomo, onde são estimulados(as) a fazer suas próprias escolhas, melhorando suas performances enquanto estudantes e cidadãos.

Bete Cunha explica que o projeto é realizado a partir de uma Oficina de Teatro, de forma presencial, planejado de forma sequencial, progressiva e com atividades conduzidas por meio de práticas teatrais em consonância com os Direitos Humanos, meio ambiente, cultura, sociedade e sustentabilidade a partir dos desejos, necessidades e/ou dificuldades dos(as) participantes, para além daqueles existentes no ambiente escolar.

“Nesta edição, foram trabalhados temas relacionados à cultura popular, como brincadeiras, cantigas e jogos populares, espetáculos de bonecos, patrimônio imaterial brasileiro interligando à educação para sustentabilidade, fazendo uso de materiais, como cabaças e papelão. Deste modo, foi possível alcançar objetivos e perspectivas do Projeto Teatro Rodas Colaborativo, no qual busca trabalhar também a educação em e para os Direitos Humanos, e o Teatro como agente transformador, culminando em uma apresentação do espetáculo teatral Cultura Popular de Criança para Criança”, comenta Bete Cunha.

Desde a sua nomeação oficial, em 2021, o Teatro Rodas Colaborativo tem se consolidado como uma prática educativa transformadora e capaz de articular vários segmentos culturais e sociais. O projeto alcança estudantes dos anos iniciais (2º, 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental), num total de 49 estudantes da Escola Parque 308 Sul.

Bete Cunha é professora aposentada da rede pública de ensino do Distrito Federal, e nos últimos anos tem trabalhado em regime de contrato temporário. No projeto Teatro Rodas Colaborativo, ela contou com a participação de Maria Regina Sousa Saraiva Nazareno, também professora aposentada da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal e ex-professora da Escola Parque 210/211 Sul; além de Letícia Cunha, ex-aluna da escola, mestra em Artes Cênicas na Universidade Federal do Maranhão e atualmente professora de teatro da SEEDF.

 

Espetáculo Cultura Popular de Criança para Criança

No dia 14 de agosto, o teatro da Escola Parque 308 Sul foi palco do espetáculo “Cultura Popular de Criança para Criança”, fruto do Projeto Teatro Rodas Colaborativo, idealizado e conduzido pela professora Bete Cunha.

Inspirado nas memórias de infância da professora e na estética da tradicional companhia Carroça de Mamulengos, o espetáculo entrelaçou jogos, músicas, brincadeiras, cordéis e bonecos gigantes, criados a partir de materiais reciclados e elementos da natureza.

O palco, os figurinos e a energia das crianças transportou a plateia para um mosaico vivo de manifestações culturais. Personagens como rendeiras, indígenas, vaqueiros do Bumba Meu Boi, cirandeiros, palhacinhos, sapinhos e pássaros deram corpo a histórias e tradições que atravessam gerações.

“O teatro lotado se emocionou diante da alegria e da disciplina das crianças, que brilharam em cena como verdadeiras protagonistas de suas próprias narrativas. Mais do que teatro: uma lição de vida”, finaliza Bete Cunha.

Edição: Vanessa Galassi