Clube de Leitura Dandara dos Palmares realiza 8º encontro para debater obra de Conceição Evaristo
O Clube de Leitura Dandara dos Palmares promove, no dia 4 de setembro, na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), seu oitavo encontro com a proposta de debater a obra Canção para ninar menino grande. Publicada em 2018 pela Editora Unipalmares, a novela foi escrita pela linguista e escritora brasileira Conceição Evaristo, reconhecida por abordar de forma sensível e profunda questões relacionadas a gênero, raça e relações afetivas.
Com encontros mensais e uma curadoria especial, o clube é voltado para o público 60+, mas é aberto a todas as pessoas interessadas em discutir literatura, trocar ideias e compartilhar diferentes visões. Em pouco mais de um ano de atividades, já foram lidas e debatidas as seguintes obras, na ordem: Sertão de Maravaia – Ana Cunha Magalhães; Torto arado – Itamar Vieira Júnior; Um defeito de cor – Ana Maria Gonçalves; O cortiço – Aluísio de Azevedo; Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis; Cem anos de solidão – Gabriel García Márquez; Aquilo que ninguém vê – Andreia Viviana Taubman e Anna Cláudia Ramos, com ilustrações de Carol Rossetti; O acontecimento – Annie Ernaux; e O alegre canto da perdiz – Paulina Chiziane.
Histórico
Criado em 2024, o Clube de Leitura Dandara dos Palmares é uma iniciativa de professoras aposentadas da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). As primeiras reuniões ocorreram no Parque da Cidade, mas, a partir de 2025, passaram a ser realizadas na BNB. “Não tínhamos onde nos reunir. Foi então que surgiu a ideia de procurar a Biblioteca Nacional, que nos acolheu com muita dedicação. Desde o início, ficou definido que os encontros seriam realizados toda primeira quinta-feira do mês, na Sala de Cursos”, explica Ana Maria dos Reis Cunha Magalhães, coordenadora do clube.
Professora aposentada de língua portuguesa da rede pública do DF, Ana Maria é também escritora, com sete livros publicados e participação em 18 coletâneas. Ela destaca que o principal objetivo do clube é incentivar a leitura e combater o isolamento, contribuindo para a saúde mental e o bem-estar das pessoas idosas. “A convivência em grupo é fundamental para garantir qualidade de vida”, afirma.
Segundo Ana Maria, a maioria das participantes é formada por professoras aposentadas, mas o clube também conta com pessoas de outras áreas, como uma empresária do Guará. “De vez em quando, aparece algum homem, esporadicamente. Em um ano, lemos e debatemos 10 livros, entre eles Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, que recentemente se tornou membro da Academia Brasileira de Letras (ABL)”, relata.
Participe
Os encontros do Clube de Leitura Dandara dos Palmares ocorrem toda primeira quinta-feira do mês, das 15h às 18h, na Biblioteca Nacional de Brasília. Interessados(as) podem entrar em contato com a professora Ana Maria pelo telefone (61) 99901-5970.
Programação – 2º semestre de 2025:
Setembro (4/9): Canção para ninar menino grande, de Conceição Evaristo
Outubro (2/10): Em busca de mim, de Viola Davis
Novembro (6/11): O arroz de Palma, de Francisco Azevedo
Dezembro (4/12): Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens de Paiva
Serviço:
Clube de Leitura Dandara dos Palmares
Evento: 8º Encontro
Data: 4 de setembro de 2025
Horário: 15h às 18h
Local: Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), Sala de Cursos