Aula inaugural do curso de Libras do Sinpro será dia 26/8

A aula inaugural do Curso de Língua Brasileira de Sinais – Nível Intermediário será ministrada, excepcionalmente, no dia 26 de agosto, às 19h, na sede do Sinpro. As demais datas do cronograma estão mantidas. Os(as) profissionais(as) que não comparecerem serão desclassificados(as) automaticamente e impedidos(as) de participar dos cursos de formação continuada do Sinpro pelo período de um ano.

Os(as) selecionados(as) aptos para a qualificação serão comunicados(as) nesta quarta-feira (20/8), via e-mail cadastrado na pré-inscrição. O acesso à plataforma para inscrição vai até o dia 25. Fiquem atentos(as).

A formação faz parte do III Curso de Formação Continuada do Sinpro e oferece 60 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição, segundo critérios de gênero, raça, diversidade e PCD.

A capacitação tem carga horária de 120 horas e é destinada a profissionais efetivos(as) ou em regime de contrato temporário, da ativa ou aposentadas(os).

Veja o cronograma.

 

 

Sobre as aulas

As aulas serão ministradas pela professora Olga Cristina de Freitas, de agosto a novembro de 2025, em formato virtual, via plataforma Moodle, com encontros síncronos e presenciais, sempre às quartas-feiras, às 19h.

Com material teórico para estudos e atividades avaliativas e ferramenta digital de tradução Libras/Português/Libras, o curso abrangerá temas relacionados aos aspectos históricos e socioantropológicos da Libras e da cultura surda.

A formação também abordará a importância da acessibilidade linguística, os aspectos linguísticos, gramaticais e sintáticos da Libras, o vocabulário básico e sua utilização no contexto escolar, além de noções de tradução e interpretação.

O objetivo é oferecer a professoras, professores, orientadoras e orientadores educacionais o ensino da língua natural da comunidade surda e possibilitar o desenvolvimento de habilidades comunicativas essenciais”. A iniciativa atende a princípios da educação inclusiva, conforme estabelecido na Lei nº 10.346/2002 e seu decreto regulamentar nº 5.626/2006, e na Lei nº 13.146/2015, entre outros marcos normativos.

Além disso, o curso de Língua Brasileira de Sinais – Nível Intermediário e os demais cursos de Formação Continuada ofertados pelo Sinpro serão considerados como Curso de Aperfeiçoamento junto à Secretaria de Educação (SEEDF). Dessa forma, poderão ser usados para a distribuição de carga horária e progressão vertical na carreira Magistério.

“Estamos ansiosos para mais uma edição do Curso de Formação Continuada do Sinpro. Esses cursos reforçam o compromisso do Sinpro com a formação continuada da categoria e a valorização da carreira do Magistério Público do DF. Nos encontramos no dia 26 de agosto, na sede do Sinpro, para mais uma experiência enriquecedora para todos os educadores e educadoras que abraçaram essa oportunidade de formação”, diz a diretora do Sinpro, Ana Bonina.