Sinpro retoma campanha de doação de sangue para recuperar estoques do Hemocentro
A doação de sangue na Fundação Hemocentro de Brasília está 33% abaixo do ideal para manter os estoques estáveis. Para recuperar o quantitativo e atingir ao menos o mínimo de 180 bolsas de sangue diárias, o Sinpro retoma a campanha “Doe Sangue e Salve Vidas: um gesto de amor que multiplica a esperança”.
Com a campanha, o sindicato incentiva toda a categoria do magistério público e a população em geral a doar sangue para não colocar em risco pacientes que dependem de transfusão diariamente, como pessoas em tratamento de câncer, vítimas de acidentes e pacientes com doenças crônicas.
Para doar sangue, é preciso estar saudável (sem sintomas de doenças respiratórias, por exemplo), ter de 16 a 69 anos de idade e mais de 51 kg. O(a) doador(a) não pode estar de jejum, e deve ter se alimentado há, no mínimo, duas horas antes da doação.
Para facilitar, o Hemocentro disponibiliza o agendamento da doação pelo site agenda.df.gov.br e pelo telefone 160 (opção 2). Há possibilidade de encaixe, dependendo da disponibilidade de vagas. As doações podem ser feitas das 7h15 às 18h, exceto feriados. Cumpridos os requisitos, basta apresentar documento oficial de identidade. Mais informações pelos telefones: 3011-7532 e 99632-3648.
Nível crítico
Segundo o Hemocentro, atualmente, o tipo sanguíneo AB negativo está em nível crítico. Os tipos O positivo, B negativo e A positivo estão com estoques baixos; O negativo, B positivo e A negativo em nível regular; e apenas o AB positivo apresenta quantidade adequada. Entretanto, a doação para todos os tipos sanguíneos é de grande importância para a demanda da Fundação.
Solidariedade
Esta não é a primeira campanha de doação de sangue protagonizada pelo Sinpro, e as doações revelam a força da educação. A iniciativa também reafirma a natureza solidária da categoria do magistério público, que atua pela promoção de uma sociedade justa e equânime.