Livro sobre Oficinas Pedagógicas será lançado com Sarau Cultural em Samambaia

A trajetória das Oficinas Pedagógicas da rede pública do Distrito Federal será celebrada em grande estilo no dia 13 de agosto, a partir das 14h, no Complexo Cultural Samambaia, com o lançamento do livro “Oficinas Pedagógicas do Distrito Federal: memórias e memoriais”. A obra é assinada pela professora de português, pesquisadora e contadora de histórias Cristina Aparecida Leite e será apresentada ao público durante um Sarau Cultural, com contação de histórias, roda de conversa e música ao vivo.

Resultado de uma extensa pesquisa iniciada no doutorado em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), o livro documenta quase quatro décadas de atuação dos Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas (CVLOP), espaços reconhecidos pela formação continuada de professores(as) da Secretaria de Educação, com base na ludicidade, criatividade e sensibilidade.

Em processo de reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do DF, as Oficinas Pedagógicas são hoje referência nacional, integrando arte, cultura e educação de forma transformadora. A obra, apoiada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), será distribuída, gratuitamente, para bibliotecas públicas, universidades e museus. Também estão previstas edições em braile, reforçando o compromisso com a acessibilidade.

O Sinpro-DF, que há anos reconhece e valoriza o trabalho da professora Cristina Leite, já divulgou outras de suas produções, como o documentário “Memória Viva do curso A Arte de Contar Histórias”, lançado em 2023 na CRE do Núcleo Bandeirante. O sindicato entende que iniciativas como essa fortalece a história da educação pública e celebra o protagonismo de professores(as) na construção de práticas pedagógicas mais criativas e humanizadas.

Cristina destaca que o livro é fruto de um desejo coletivo de registrar uma experiência exitosa, presente na rede pública desde 1986 e construída por diversas mãos — muitas delas de educadores(as) já aposentados(as). “Essa publicação é uma homenagem a quem ajudou a plantar as sementes de uma educação mais lúdica e prazerosa. É também uma ação cidadã, que promove o acesso à leitura e ao patrimônio cultural e educacional do DF”, afirma.

A escolha de Samambaia como local do lançamento não é por acaso. A autora tem uma ligação profunda com o território, onde iniciou sua trajetória na docência e onde atuava antes de se afastar para iniciar seu doutorado. O evento será acessível, com intérprete de Libras e audiodescrição. Professora de português da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), Cristina atuou nas Oficinas Pedagógicas de 2008 a 2022, quando se afastou para o doutorado e retornará do afastamento para a SEEDF em setembro de 2025.

Serviço
Evento: Lançamento do livro “Oficinas Pedagógicas do Distrito Federal: memórias e memoriais”
Data: 13 de agosto de 2025
Horário: 14h
Local: Complexo Cultural Samambaia
Programação: Sarau Cultural com contação de histórias, roda de conversa e música ao vivo
Acessível com Libras e audiodescrição