Abaixo-assinado pede nomeação de todos os aprovados no concurso do magistério público do DF

Abaixo-assinado que circula na plataforma Petição Pública pede a nomeação de todos os aprovados no concurso do magistério público do DF. O documento, criado por representantes dos grupos “Zera Aprovados”, “Comissão dos Aprovados” e “Zera Pret@s e Pard@s”, e todos(as) os(as) aprovados(as) no concurso público, pede o apoio da população do Distrito Federal para sensibilizar o governo “no intuito de viabilizar a prorrogação do concurso da SEEDF 2022 e a nomeação de todo o banco de professores aprovados”. Clique AQUI para assinar o documento.

O texto do abaixo-assinado lembra que o orçamento de 2025 aprovado pela CLDF prevê 8.517 autorizações para nomeação de professores do magistério público.

O abaixo-assinado criado é mais uma ferramenta de pressão para que o banco de aprovados seja zerado”, aponta a diretora do Sinpro Ana Bonina. “O Distrito Federal é favorável a essa medida, e só tem a se beneficiar com ela”.

A ideia é protocolar o abaixo-assinado na Comissão de Educação da Câmara Legislativa e na Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) do Ministério Público do Distrito Federal.

Uma das pessoas que aguarda nomeação é a professora Celeste da Franca. Ela lembra que várias(os) aprovadas(os) no concurso já trabalham como contratos temporários  e que, nessa condição, correm o risco de passar por várias escolas durante um único ano letivo. “Imaginem as turmas passando por essa experiência de troca-troca de professor? Isso afeta a qualidade do aprendizado.”

Celeste lembra ainda que no último concurso “houve uma grande aprovação com médias altas se comparadas a concursos anteriores, e numa prova de alto nível!”. “Isso demonstra a qualidade e compromisso dos professores com os estudos, capacitações, com a educação, mas sobretudo a vontade de se estabilizar na carreira”, diz.