Sinpro disponibiliza cartilha sobre vivências e direitos dos aposentados em versão digital
A “Cartilha 50+ Com Vivências, Com Direitos” pode ser acessada virtualmente, pelo site do Sinpro. Lançada no mês de março, o material é interativo e voltado para professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados(as) ou que estão próximos da aposentadoria.
A iniciativa é da Secretaria de Assuntos dos Aposentados e Aposentadas do Sinpro, com conteúdo produzido pela professora aposentada Edna Maria, além da edição e produção do próprio sindicato. A cartilha busca informar e orientar professores(as) e orientadores(as), abordando temas como direitos, qualidade de vida e formas de participação social.
“A cartilha foi pensada para pessoas que ainda não completaram 60 anos e para aquelas que já são consideradas idosas no Brasil. Dividida em cinco partes, ela traz conteúdos de interesse desse público, com dicas sobre atividades, espaços de convivência promovidos pelo Sinpro e orientações sobre os direitos garantidos pelo Estatuto da Pessoa Idosa, por exemplo. Muitas pessoas não conhecem seus direitos, como o acesso à saúde e o suporte em casos de violência. A cartilha busca justamente informar, promover o bem-estar e incentivar um envelhecimento ativo e participativo”, afirma a diretora do Sinpro Elineide Rodrigues.
Além de informações práticas, a cartilha traz atividades lúdicas e reflexivas, incentivando os(as) aposentados(as) a revisitarem experiências, planejarem novos projetos e continuarem engajados(as) na sociedade.
Aposentadoria não é inatividade
A “Cartilha 50+ Com Vivências, Com Direitos” reforça que a aposentadoria deve ser vista como uma fase de novas vivências e oportunidades. O termo “vivências”, destacado no título da cartilha, simboliza essa continuidade da atuação social e da construção de um legado.
“Afinal, aposentadoria não significa inatividade. Pelo contrário, abre-se um tempo para a realização de sonhos, desenvolvimento de projetos, busca de aprendizados e usufruto do lazer e da cultura”, enfatiza o material.
>> Para acessar a cartilha, clique no link abaixo:
MATÉRIAS EM LIBRAS