Sinpro aposta na formação sindical da categoria para avançar na conquista de direitos

A formação sindical é fundamental para fortalecer a luta coletiva e garantir os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras. Historicamente, o Sinpro desenvolve ações voltadas a esse propósito com a categoria do magistério público, e vem capacitando professores(as) e orientadores(as) educacionais para defender seus interesses, enfrentar os desafios apresentados e criar consciência de classe.

Com o intuito de descentralizar a formação sindical, levar ao(à) professor(a) informações sobre como o sindicato se organiza, como é organizada a carreira magistério público e a importância da luta da classe trabalhadora, a Secretaria de Formação Sindical do Sinpro ampliará ao longo deste primeiro semestre os cursos de formação sindical por local de trabalho.

“Trata-se de uma ferramenta importante, disponível a todas as escolas do DF, para o resgate da história de nossa luta por melhores salários e condições de trabalho, e da explicação de como a categoria se organiza enquanto classe trabalhadora”, afirma o diretor do Sinpro Levi Porto.

Vanilce Diniz, que também é diretora do Sinpro, “a formação sindical é a ferramenta que transforma indignação em ação coletiva”. “Não há justiça social sem consciência de classe, e é na formação que construímos essa consciência, dia após dia”, afirma.

No dia 24 de março, a ação foi realizada junto aos(às) professores(as) e orientadores(as) educacionais do CEI 416 de Santa Maria. No dia 1º de abril, quem participou da formação foram os(as) profissionais do CEF 03 de Planaltina-DF. Já no dia 7 de abril, foi a vez dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais do CEM Setor Leste.

O diretor do Sinpro Hamilton Caiana lembra que ainda neste primeiro semestre, o curso de formação sindical por local de trabalho será realizado em várias outras escolas. “Quem tiver interesse em participar dos cursos de formação, pode entrar em contato conosco, que a gente agenda a visita à escola”, convida. “A formação sindical é mais que aprender leis ou estratégias: é descobrir que nossa luta deve ser coletiva”, avalia.

Participantes do curso de formação por local de trabalho recebem certificado que registra 5 horas em atividade formativa. O tempo pode ser somado às demais atividades que contam para a progressão na carreira. Além disso, a participação no curso de formação sindical do Sinpro conta ponto na escolha de turma para efetivos (as).

Para agendar o curso de formação sindical por local de trabalho, envie mensagem (WhatsApp) para (61) 99323-8140

Veja o álbum de fotos da Formação Sindical por Local de Trabalho

CEF 03 de Planaltina

Centro de Ensino Infantil 416 de Santa Maria

CEM Setor Leste

 

Edição: Vanessa Galassi