Reestruturar para avançar | Reestruturação da carreira propõe dobrar percentuais de titulação

Dobrar os percentuais de titulação é um dos pontos reivindicados na Campanha Salarial 19,8%, rumo à Meta 17 – Pela reestruturação da carreira já!. Dirigentes do Sinpro, Cleber Soares e Leilane Costa explicam a proposta em novo vídeo da série “Reestruturar para avançar”, sequência de registros audiovisuais que aborda, ponto a ponto, a proposta do sindicato de reestruturação da carreira do magistério.

Clique na imagem para assistir ao vídeo

No vídeo, os(as) sindicalistas explicam que a valorização da titulação foi conquistada, de fato, no terceiro plano de carreira (Lei nº 4.075/2007), a partir da luta da categoria organizada pelo Sinpro. Isso porque foram criadas tabelas salariais de graduação, especialização, mestrado e doutorado, asseguradas por lei. Antes, a categoria recebia incentivos funcionais.

Os(as) diretores(as) explicam que o modelo trazia insegurança para os(as) professores(as) e orientadores(as),  pois o pagamento do incentivo dependia de vontade política e poderia ser suspenso a qualquer momento.

Além da ampliação dos percentuais de titulação, o vídeo fala da é a luta do Sinpro pela criação da tabela de pós-doutorado.

A proposta de reestruturação da carreira feita pelo Sinpro ainda defende a criação da tabela de pós-doutorado e a ampliação de 1% para 2% do total de liberação para estudos dos(as) profissionais em atividade.

Para Cleber Soares e Leilane Costa, investir na formação do(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais é valorizar a educação pública.

Assista também

LUTAS E CONQUISTAS HISTÓRICAS DO SINPRO | Vídeos abordam, ponto a ponto, a reestruturação da carreira

 

MATÉRIAS EM LIBRAS