Sinpro premia vencedores do XIII Concurso de Redação e Desenho

“Sustentabilidade não é só ambiental / Remete à economia e também ao social / Educação de qualidade tá na ODS 4 / Agenda 2030 vamos cobrar o Estado (…) Violência nas escolas, não é sustentável / Salas superlotadas, não é sustentável / Mestres desvalorizados, não é sustentável / Educação precarizada é o problema do Estado”.

O trecho acima é do poema escrito pelo estudante G.H.C.O, hoje ex-estudante do Sistema Socioeducativo do DF. Ele ganhou o primeiro lugar da categoria V do XIII Concurso de Redação e Desenho do Sinpro-DF.

A leitura do texto de G.H.C.O foi feita pelo professor do estudante, Francisco Celso, e se consagrou como um dos momentos mais emocionantes da premiação do concurso, realizada nessa sexta-feira (6/10).

“Várias redações, vários desenhos nos emocionaram muito. É incrível como os estudantes ensinam a gente. Mas o texto do G.H.C.O consegue mostrar como a luta do magistério público do DF também se enquadra nas ações que constroem um mundo socialmente sustentável”, afirma a diretora do Sinpro-DF Letícia Montandon.

Ela destaca que o texto de G.H.C.O mostra que “um mundo sustentável vai muito além da coleta seletiva ou da reciclagem de materiais”. “A sustentabilidade de um mundo só existe quando há condições de vida digna para todos e todas, quando há distribuição de renda, quando o consumo de bens e serviços não acontecem em detrimento direto ou indireto de vidas”, avalia.

Ao todo, o XIII Concurso de Redação e Desenho do Sinpro-DF premiou 33 estudantes das escolas públicas do DF, com 1º, 2º e 3º lugar, nas sete categorias na modalidade desenho e cinco na modalidade redação (não houve inscrições para a categoria redação IV). Professores(as) e orientadores(as) educacionais indicados pelos(as) estudantes vencedores(as) também foram premiados.

“O Concurso de Redação e Desenho do Sinpro vem sendo um sucesso total. O número de inscrições é um indicativo disso. No ano passado, recebemos 1.623 trabalhos distribuídos nas duas modalidades. Este ano, foram 2.390 trabalhos. Isso mostra como cultura e educação dialogam entre si e atuam juntas para a formação de cidadãos e cidadãs que podem fazer um mundo melhor. Podemos dizer que o Concurso de Redação e Desenho do Sinpro é uma prática pedagógica”, diz o diretor do Sinpro-DF Samuel Fernandes.

O Concurso de Redação do Sinpro foi criado em 2009, em meio à necessidade de se debater o combate à violência nas escolas, e deu origem à campanha “Quem bate na escola maltrata muita gente”. O ação foi motivada pelo assassinato do professor Carlos Mota, em 2008, que era diretor do CEF do Lago Oeste, hoje chamado CEF Carlos Mota.

Clique AQUI e acesse as redações e os desenhos vencedores do XIII Concurso de Redação e Desenho

MATÉRIA EM LIBRAS