CNTE participa da jornada unitária em defesa dos serviços públicos

2020 09 03 jornada unitaria servico publico

Nesta quinta (3), a partir das 18h, será lançada a “Jornada unitária em Defesa dos Serviços Públicos”, que contará com lideranças e entidades representativas de servidores e empregados públicos, incluindo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O evento de lançamento será retransmitido ao vivo na página da CNTE no Facebook.

“A saúde, a educação, a segurança e outras políticas públicas precisam de muito investimento e um quadro de servidores públicos concursados e valorizados para atender a demanda social da nossa população”, explica o presidente da CNTE, Heleno Araújo. A secretária de organização da CNTE, Marilda de Abreu Araújo, ressalta: “Todas as medidas restritivas que o governo está anunciando para o servidor público vão interferir no magistério: congelamento de salários, piso do magistério, carreiras, tudo isso será afetado”. Marilda acrescenta: “A falta de investimentos nas carreiras públicas interfere também na qualidade da educação pública e de outros serviços públicos importantes para a população como a saúde, a assistência social, dentre outros serviços que precisam ser melhorados”.

O objetivo desta jornada é enfatizar a relevância dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos por prefeituras, governos estaduais e federal, empresas públicas e estatais, destacando a necessidade social do trabalho do servidor, imprescindível ao pleno funcionamento do Estado e à garantia de serviços essenciais prestados gratuitamente à população, como saúde, educação, assistência social e segurança. A iniciativa é promovida pelo núcleo do trabalho do PT na Câmara, que tem como coordenador o deputado Rogério Correia (MG).

 Programação

3/09 – Ato de lançamento, com pronunciamento de todas as entidades e lideranças participantes
10/09 – Seminário para abordar mitos e verdades sobre empresas e serviços públicos e seus trabalhadores
17/09 – Seminário que vai debater privatizações, patrimônio e riquezas nacionais e o papel do Estado no projeto de desenvolvimento do Brasil

Fonte: CNTE