9 de abril: Dia Nacional da Biblioteca

Nesta terça-feira (9), o Brasil comemora o Dia Nacional da Biblioteca. A data foi criada por meio do Decreto Nº 84.631, da Presidência da República, em 9 de abril de 1980. O decreto instituiu também, no País, a Semana Nacional do Livro e o Dia do Bibliotecário. Por este motivo, o dia 9/4 é conhecido como o Dia Nacional da Biblioteca.

Segundo registros históricos que a primeira biblioteca pública do Brasil foi instalada na Bahia, em 13 de maio de 1811, 3 anos depois da chegada da Família Real ao País. No entanto, segundo o site da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (BC-UFPA), “costuma-se situar o surgimento [da biblioteca] a partir de 1549, com a instalação do Governo Geral, em Salvador, na Bahia”.

Segundo a professora de Biblioteconomia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Maria das Mercês Apóstolo, ‘com esse aparato burocrático governamental é que começa, de fato, um arcabouço de sistema educacional no Brasil, organizado por diversas ordens religiosas’. Apesar disso, o acervo era pequeno, voltado apenas ao ensino religioso”. Clique aqui e confira. (https://www.fespsp.org.br/noticias/dia-nacional-da-biblioteca-o-surgimento-das-bibliotecas-no-brasil)

Segundo a professora, foi Rubens Borba de Moraes que “realizou um dos levantamentos mais completos sobre livros e bibliotecas no nosso período colonial: ‘nesse período, a quantidade e circulação de livros entre nós era muito pequena, quase irrisória, visto que os materiais impressos tinham que vir importados de Portugal, pois não havia tipografia na Colônia, tecnologia que será introduzida no Brasil apenas em 1808, com a vinda da Família Real’”.

Ela conta ainda que foi partir do fim do século XVII e início do século XVIII, em Minas Gerais, é que se tem registros de intensa vida cultural no País, com a criação de bibliotecas particulares. A professora diz que uma das mais representativas é a de D. Frei Domingos da Encarnação Pontenel, constituída por 1.066 volumes, feita de obras sacras, científicas e ilustrativas.

Mercês diz também que outra biblioteca de destaque na época foi a de Cláudio Manuel da Costa, com 383 volumes, quase todos de direito. “Mas foi no século XIX, com a chegada de D. João VI e a instalação da Imprensa Régia, que a leitura e os livros ganharam espaço na elite alfabetizada brasileira. ‘Várias bibliotecas vão surgindo, como o Gabinete Português de Leitura e a própria Biblioteca Real, hoje nossa Biblioteca Nacional’”, afirma a professora.

Se você quiser conhecer mais sobre a história das bibliotecas no Brasil, clique no título da matéria a seguir:  Dia Nacional da Biblioteca: o surgimento das bibliotecas no Brasil (https://www.fespsp.org.br/noticias/dia-nacional-da-biblioteca-o-surgimento-das-bibliotecas-no-brasil)

Biblioteca do Estado da Bahia, a primeira do Brasil, completa 210 anos (https://biblioo.info/biblioteca-do-estado-da-bahia-a-primeira-do-brasil-completa-210-anos/)