9 de junho – Dia Nacional da Imunização

Em épocas de pandemia da Covid-19, que levou à morte milhões de pessoas ao redor do mundo, a imunização nunca foi tão importante e necessária. O ditado popular “Prevenir é melhor que remediar” é, de fato, uma verdade, mas a intolerância política no Brasil nos últimos anos levou um mecanismo crucial para reduzir a mortalidade e as internações causadas por inúmeras doenças para o descrédito por milhões de brasileiros. Diante de um período tão conturbado, nada melhor que ressaltar o 9 de junho – Dia Nacional da Imunização como uma data para lembrar a importância das vacinas na proteção de doenças imunopreveníveis.

A imunidade nada mais é que um conjunto de métodos (por meio de vacina, imunoglobulina ou soro de anticorpos) destinados a proporcionar ao organismo a imunidade, aumentando a resistência contra uma série de enfermidades. Vale ressaltar que alguns tipos de anticorpos são produzidos naturalmente pelo nosso organismo e outros não. No caso de anticorpos não produzidos pelo corpo, é necessário o uso de vacinas para atuarem em nossos corpos, afim de adquirir imunidade contra determinadas doenças. Por isso é necessário ficar ciente e promover o acesso à imunização para todas as idades, afinal de contas, a vacinação deixou de ser exclusividade da criança, e hoje, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e viajantes precisam conhecer os programas de imunização específicos para cada um deles.

O Sinpro sempre se colocou como defensor da vida, portanto da imunização, pois a vacinação é a forma mais segura e eficaz para prevenção de inúmeras doenças. Portanto, é importante que professores(as), orientadores(as) educacionais e a população em geral participem das campanhas e procurem um profissional especializado nos postos de saúde para tirar as dúvidas e manter o cartão de vacinas em dia. “O Sinpro lutou para que os professores e orientadores educacionais fossem incluídos no calendário de vacinação da gripe, em função da pandemia de Gripe Suína de 2009. Durante a pandemia da Covid-19, também conseguimos que os educadores também tivessem prioridade no processo de vacinação. É importante, na medida em que o sindicato conquista estes direitos, que o professor participe das campanhas e mantenha seus cartões de vacina atualizados, incluindo a vacina da gripe, que é anual e passou a ser um direito do educador”, ressalta o diretor do Sinpro Cláudio Antunes.

MATÉRIA EM LIBRAS