6ª Feira Cultural dos Aposentados mostra que arte e luta fazem parte da busca pela valorização da educação

Ocorreu nesta sexta-feira (12), em Ceilândia, a 6ª Feira Cultural dos(as) Aposentados(as). A atividade acontece duas vezes por ano, sempre às vésperas do Dia das Mães e do Dia dos Pais, e tem o objetivo de ser uma feira itinerante nas regiões administrativas do Distrito Federal, onde os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados(as) podem expor seus trabalhos artesanais.

Como não poderia deixar de ser, a atividade realizada na Praça Central de Ceilândia foi transformada em um Ato Cultural da Greve. Segundo o diretor do Sinpro Chicão, foi um momento que os(as) educadores(as) puderam conversar com a população sobre os motivos da categoria da educação estar em greve, reivindicando melhorias salariais, em uma campanha salarial, e melhores condições de trabalho, fatores que oferecem uma educação pública de qualidade à população. “Temos um greve com vários dias e a participação dos piqueteiros tem sido fundamental para distribuir material, pedir apoio à comunidade e fazer com que a nossa greve seja vitoriosa”, comenta.

A coordenadora da Secretaria de Assuntos dos Aposentados do Sinpro Elineide Rodrigues ressalta que as feiras são momentos que os(as) aposentados(as) interagem e vendem seus produtos para complementar a renda, principalmente neste momento que a categoria está com os salários defasados. “A dupla taxação da reforma da Previdência no DF deixou este segmento da categoria (aposentados) muito empobrecido, então muitas vezes fazem seus trabalhos manuais e vendem para complementar a renda”, lamenta Elineide. Já a diretora do sindicato Consuelita Oliveira explica que os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais estão em greve porque o DF não aguenta mais o descaso com a Educação. “O governador Ibaneis não negocia com a nossa categoria e é importante ressaltar para a comunidade de Ceilândia que a educação está em greve não só por reajustes, mas, também, devido ao descaso com os nosso estudantes. Hoje temos salas superlotadas, falta de profissionais na rede, de concurso público, de monitores e é preciso dar um basta. Não adianta enganar a população, porque ela está conosco na sala de aula e sabe do descaso que sofremos”, afirma. 

Sem esquecer da luta, vários(as) aposentados(as) fizeram suas apresentações artísticas com o foco no movimento paredista e na luta pela valorização da educação. “Mostramos que arte e cultura podem fazer parte deste momento de luta. É assim que formamos nossa categoria. Em todas as nossas conquistas os aposentados sempre tiveram papel fundamental. Com toda sua energia, eles deram sua contribuição, ajudaram a construir a nossa entidade e a conquistar tudo que temos hoje. Eles contribuíram para esta conquista e hoje fortalecem o nosso movimento grevista”, salienta Elineide Rodrigues, complementando que o ato cultural teve a parceria da Secretaria de Cultura do Sinpro.

Confira abaixo alguns momentos da 6ª Feira Cultural dos(as) Aposentados(as):